Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2014

Bovespa cai 3,73% e tem o pior desempenho semanal desde maio
O principal �ndice da Bolsa fechou em baixa de 3,73%, a 48.001 pontos.
Bovespa cai 3,73% e tem o pior desempenho semanal desde maio
Foto: dci.com

S�O PAULO (Reuters) - A bolsa brasileira renovou sua m�nima desde mar�o nesta sexta-feira, com a nova baixa no pre�o do petr�leo provocando um movimento global de avers�o ao risco e corroborando preocupa��es do mercado quanto ao cen�rio desfavor�vel para as commodities, �s quais as empresas da Bovespa tem forte exposi��o.

O Ibovespa fechou em baixa de 3,73 por cento, a 48.001 pontos, n�vel mais baixo desde 26 de mar�o.

Na semana, o Ibovespa perdeu 7,68 por cento, seu pior desempenho desde a terceira semana de maio de 2012. No m�s, a queda acumulada � de 12,3 por cento.

O giro financeiro do preg�o foi de 6,5 bilh�es de reais.

O petr�leo tipo Brent fechou abaixo abaixo de 62 d�lares o barril, atingindo novas m�nimas em cinco anos em meio a preocupa��es persistentes com um excesso de oferta global e a perspectiva de demanda fraca.

O �ndice de refer�ncia do min�rio de ferro com entrega imediata na China, apesar de ter registrado pouca varia��o nesta sexta-feira, estava pr�ximo da m�nima em mais de cinco anos.

"O pre�o de commodities est� indo para um patamar extremamente baixo e sem perspectiva de melhora no curto prazo, o que faz Petrobras e Vale serem as principais perdedoras", disse o economista da Legan Asset Fausto Gouveia.

"As sider�rgicas CSN e Usiminas sofrem o impacto pois t�m plantas de min�rio de ferro e se o min�rio cai tanto � porque n�o tem procura por a�o", completou.

CSN, Usiminas e Gerdau ficaram entre as maiores quedas do Ibovespa, com recuo superior a
6 por cento.

A preferencial da Petrobras perdeu 6,56 por cento e fechou no menor patamar desde julho de 2005, a 10,11 reais. No m�s, o papel acumula perda de 21 por cento.

Participantes do mercado t�m mostrado preocupa��es quanto aos retornos dos projetos da estatal no pr�-sal, por conta da queda do valor do barril do petr�leo, e com o impacto das den�ncias de corrup��o.

A Petrobras deve publicar nesta sexta-feira o balan�o n�o auditado do terceiro trimestre. Na v�spera, o Minist�rio P�blico Federal (MPF) denunciou 36 pessoas, sendo 23 ligadas a seis das maiores empreiteiras do Brasil e um ex-diretor da Petrobras, por crimes envolvendo suposto esquema de corrup��o na estatal.

O vencimento de op��es sobre a��es na segunda-feira colaborou para piorar o desempenho da a��o da Petrobras, com agentes do mercado fechando posi��es para evitar maiores perdas.

Adicionalmente, dados da economia chinesa divulgados pela Ag�ncia Nacional de Estat�sticas foram pouco animadores. Segundo o economista Hersz Ferman, da Elite Corretora, os n�meros causam preocupa��es de que a economia do gigante asi�tico n�o esteja respondendo aos �ltimos est�mulos do governo. A produ��o industrial chinesa de novembro cresceu 7,2 por cento, abaixo da expectativa de alta de 7,5 por cento.

J� na ponta positiva do Ibovespa foram destaque as a��es da companhia paranaense de energia Copel, com alta de 3,39 por cento, ap�s o Goldman Sachs elevar a recomenda��o do papel de neutra para compra. O pre�o-alvo passou de 41 para 45 reais.

A construtora e incorporadora Rossi Residencial ganhou 16 por cento, em um movimento de recupera��o de pre�o ap�s registrar queda de cerca de 40 por cento nos �ltimos seis dias.

Fonte: dci.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir