Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-12-2014

Ações na Ásia sofrem pressão com PMI negativo na China e pet
Dados sobre indústria da China mostram contração no setor. Ações caem com petróleo retomando queda após Opep não agir.
Ações na Ásia sofrem pressão com PMI negativo na China e pet
Foto: g1.globo.com

A queda dos preços do petróleo e dados negativos sobre a indústria na China pesaram sobre as ações asiáticas, que fecharam em queda nesta terça-feira (16).
Às 7h55 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,75 por cento, depois que os principais índices tiveram perdas em Wall Street na segunda-feira. O índice Nikkei de Tóquio teve queda de 2 por cento.
A atividade no setor industrial da China teve contração em dezembro pela primeira vez em sete meses, mostrou o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar do HSBC/Markit para a indústria chinesa, conforme as novas encomendas caíram.
"Embora alguns teriam esperado ver dados decepcionantes da China resultarem em mais pedidos de estímulo, este não foi o caso hoje e na verdade vimos os receios de investidores se intensificarem", disse o estrategista do IG Markets, Stan Shamu, em nota. "A atividade na China geralmente acelera ao se aproximar do final do ano, mas não parece que este será o caso desta vez".
Os preços do petróleo continuavam sob pressão nesta terça-feira após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) novamente dizer que não cortará a produção apesar de medos acerca de um maciço excesso de oferta, e uma autoridade dos Emirados Árabes Unidos ter descartado a realização de uma reunião emergencial do grupo para sustentar os preços.
Veja o desempenho das bolsas da região:
Nikkei: 16.755/ -2,01%
Hong Kong: 22.670/ -1,55%
Xangai: 3.021/ +2,30%
Seul: 1.904/ -0,85%
Taiwan: 8.950/ -0,39%
Cingapura: 3.215/ -2,40%
Sydney: 5.152/ -0,65%

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir