Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-12-2014

Petrobras acelera perdas e derruba Ibovespa
Operadores na Bovespa: �s 13h41, o Ibovespa perdia 2,02 por cento, a 47.032 pontos.
Petrobras acelera perdas e derruba Ibovespa
Foto: exame.abril

S�o Paulo - O principal �ndice da Bovespa abandonava a recupera��o inicial e firmava-se no vermelho nesta segunda-feira, passado o vencimento dos contratos de op��es sobre a��es, na esteira da amplia��o das perdas da Petrobras .

�s 13h41, o Ibovespa perdia 2,02 por cento, a 47.032 pontos. Na m�xima, o �ndice chegou a subir a 48.401 pontos.

O volume da sess�o somava 6,3 bilh�es de reais, inflado pelo exerc�cio de op��es, que somou 2,588 bilh�es de reais, segundo operadores ouvidos pela Reuters.

As a��es da Petrobras caminhavam para o sexto preg�o consecutivo de queda, ap�s a empresa adiar mais uma vez a divulga��o do balan�o do terceiro trimestre, devido a novos fatos relacionados � opera��o Lava Jato que investiga um suposto esquema de corrup��o na estatal.

As estatal, por�m, reportou alguns n�meros sobre o per�odo, incluindo endividamento l�quido de 261,45 bilh�es de reais e fluxo de caixa positivo de 4,25 bilh�es de reais. Para a equipe do BTG Pactual, os n�meros n�o s�o conclusivos e fica dif�cil interpret�-los como positivos sem ter em m�os ao menos como foi a varia��o do capital de giro da companhia.

Em nota a clientes, o banco avalia ser dif�cil a companhia divulgar os dados auditados em janeiro. O Credit Suisse cortou o pre�o-alvo dos ADRs (recibo de a��o) da estatal de 14 para 7,30 d�lares, e manteve recomenda��o "neutra". O notici�rio dom�stico tamb�m pesava nos neg�cios. O �ndice de Atividade Econ�mica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,26 por cento em outubro ante setembro, segundo dados dessazonalizados.

Pesquisa Reuters apontava alta de 0,20 por cento. O ritmo da atividade econ�mica influenciou a decis�o da equipe de mercados emergentes do banco JP Morgan de rebaixar o Brasil para underweight (abaixo da m�dia do mercado).

O banco v� o an�ncio da equipe econ�mica como encorajador, pois o ajuste fiscal reduz o risco pa�s, mas sob pre�o de menor crescimento e de impostos maiores. Ita� e Bradesco reverteram os ganhos iniciais e passaram a cair. O Goldman Sachs publicou relat�rio citando que est� entrando em 2015 mais cauteloso com bancos brasileiros, e reduziu a recomenda��o de Ita� para "neutra".

Do notici�rio corporativo, Cia Hering perdia 1,8 por cento. A varejista de moda fechou novembro com crescimento de vendas, mas iniciou dezembro com desacelera��o nessa linha, afirmou o diretor financeiro e de rela��es com investidores da empresa, Frederico Oldani.

Na ponta positiva, as a��es da Oi subiam ap�s a divulga��o de n�meros preliminares de desempenho em outubro e novembro. Em nota a clientes, o Credit Suisse disse que os dados s�o ligeiramente positivos.

Fonte: exame.abril
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir