Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-12-2014

Menos mortes e mais sequestros de jornalistas em 2014
Em 2014, foram assassinados 66 jornalistas, contra 71 no ano passado, mas o n�mero de sequestrados aumentou de 87 para 119 casos.
Menos mortes e mais sequestros de jornalistas em 2014
Foto: dn.pt

O n�mero de jornalistas assassinados registou uma redu��o em 2014, mas aumentou o n�mero de profissionais sequestrados face ao ano passado, revela um relat�rio publicado hoje pela organiza��o Rep�rteres Sem Fronteiras (RSF).

Em 2014, foram assassinados 66 jornalistas, contra 71 no ano passado, mas o n�mero de sequestrados aumentou de 87 para 119 casos. E, de acordo com o documento da RSF, h� ainda 40 profissionais dos "media" que permanecem ref�ns em todo o mundo.

Segundo a organiza��o, "os assass�nios praticam-se com maior barb�rie e os sequestros aumentam consideravelmente com o objetivo, por parte de quem os comete, de impedir que existe uma informa��o independente e de dissuadir os olhares indiscretos".

"Poucas vezes o assass�nio de jornalistas com fins de propaganda foi perpetrado com tanta barb�rie", sublinha a RSF no mesmo documento, elaborado anualmente desde 1995.

Dois ter�os dos assass�nios foram registados em zonas de conflito: na S�ria -- pa�s que, � semelhan�a do ano passado, figura como o mais perigoso para os jornalistas, com 15 mortes -- nos territ�rios palestinianos, sobretudo em Gaza (sete mortes), no leste da Ucr�nia (seis), no Iraque e na L�bia (ambos com quatro).

Fonte: dn.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir