Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-12-2014

Elevação de taxa de juros pelo BC russo

Elevação de taxa de juros pelo BC russo
Foto: monitormercantil.com.br

Os principais índices futuros do mercado de ações dos EUA abriram em queda, com os investidores acompanhando novamente o movimento de baixa no preço do petróleo e repercutindo a derrocada no rublo, após o Banco Central da Rússia ter elevado a taxa básica de juros.

Por volta das 12h20, no mercado futuro, o Dow Jones caía 0,26%, a 17.081 pontos, o S&P 500 tinha perda de 0,38%, a 1.975,75 pontos, e o Nasdaq retraía 0,55%, a 4.137,25 pontos.

Na noite de ontem, o banco da Rússia aumentou a taxa básica de juros do país de 10,5% para 17% ao ano, depois de o rublo registrar sua maior desvalorização em 16 anos. "A decisão visa a limitar o aumento substancial do risco de depreciação do rublo e os riscos de inflação", disse a autoridade monetária em comunicado.

No entanto, a ação do Banco Central foi ineficaz e o rublo continuou a despencar hoje. Nesse momento, o dólar está cotado a 72,92 rublos, mas a moeda chegou a operar por volta de 75 rublos no meio da manhã. Mais cedo, às 9h, a cotação girava em torno de 66,53 rublos e, na quinta-feira passada, o dólar comprava cerca de 55 rublos.

"Acredito que o Banco Central terá dificuldades para estabilizar a moeda enquanto a forte queda nos preços do petróleo continuar", diz Vladimir Miklashevsky, economista do Danske Bank. "No final, essa agressiva elevação dos juros pode não ser suficiente para conter o rublo".

Outro mercado em franca queda é o de contratos futuros de petróleo, o que continua impactando as ações. O contrato do petróleo Brent, com vencimento em fevereiro, opera abaixo de US$ 60 pela primeira vez desde maio de 2009, depois de dados mostrarem contração na atividade industrial na China.

O índice dos gerentes de compras (PMI,na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China caiu para 49,5 pontos em dezembro, de 50 pontos em novembro, segundo dados preliminares do instituto Markit Economics. O número, abaixo de 50 pontos, indica contração da atividade.

A atenção do mercado também está focada na reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano), que tem início hoje e termina amanhã.

Entre os dados da economia norte-americana, as construções de moradias caíram 1,6% em novembro na comparação mensal, para 1,028 milhão unidades, pela taxa anualizada, ante 1,045 milhão em outubro, segundo o Departamento de Comércio. Economistas previam que as construções de imóveis subissem para a 1,035 milhão de unidades em novembro, depois do 1,009 milhão inicialmente reportado para outubro.

O mercado também aguardava a divulgação da leitura preliminar do índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor industrial referente a dezembro, às 12h45.

Fonte: monitormercantil.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir