Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Justiça mantém reintegração de posse de ocupação em Porto Al
Cerca de mil pessoas ocupam área no Morre Santana há seis meses. Saída das famílias do local está marcada para a manhã de quarta (17).
Justiça mantém reintegração de posse de ocupação em Porto Al
Foto: g1.globo.com

Quase mil pessoas que moram numa área ocupada de Porto Alegre vão ter que deixar o local nesta quarta-feira (16). Apesar do protesto dos moradores, a Justiça decidiu manter a reintegração de posse a ocupação Cruzeirinho, no bairro Morro Santana, como mostra a reportagem do RBS Notícias.
Pela manhã, os manifestantes fizeram um ato em frente ao Palácio Piratini. A área ocupada fica na Zona Leste e pertence a uma cooperativa habitacional. Mas está ocupada por cerca de 200 famílias há seis meses.
Todas as casas de madeira do local são pequenas e bem simples. Mas desde a segunda-feira (15) a situação das famílias piorou com o corte de energia elétrica da ocupação. Para passar a noite, os moradores da ocupação improvisaram fogueiras.
Sem luz, o bebê de Patrícia Ravasio teve que ir pra casa da avó porque precisa de nebulização. A mãe ficou cuidando dos outros filhos. Ela foi para a ocupação porque perdeu o emprego e não conseguiu mais pagar o aluguel. E faz um apelo às autoridades.
"Se eles me tiram daqui amanhã, onde eu vou passar o Natal e o Ano Novo com os meus filhos? Na rua? Eles têm casa para morar, eu não tenho. A não ser essa que eu construí com bastante sacrifício", desabafa.
A Brigada Militar monitora o local. Para a defensora pública Adriana Schefer do Nascimento, da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Urbanos, os direitos à propriedade e à moradia têm o mesmo peso.
"É uma situação bastante complexa. A Defensoria vem sempre tentando a mediação. Se nós estamos entre um conflito envolvendo dois direitos de igual hierarquia, somente olhando o caso concreto eu vou conseguir solucionar. E o caso concreto eu só vou consigo ver conversando com as partes", diz a defensora pública.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir