Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Receita do setor de serviço no Paraná cresce menos do que a
Dados do IBGE indicam crescimento de 3,7% no mês de outubro. Serviços profissionais, administrativos e complementares puxou alta.
Receita do setor de serviço no Paraná cresce menos do que a
Foto: g1.globo.com

A receita nominal do setor de serviço cresceu 3,7% em outubro no Paraná, quando comparado ao desempenho registrado no mesmo mês de 2013. A variação, de acordo com o levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16), mostra que o resultado paranaense ficou abaixo da média do país.

Nacionalmente, o setor de serviço cresceu 5,2% em outubro. Em setembro, o indicador havia ficado em 6,4%. Os técnicos do IBGE mencionam que os principais impactos na desaceleração vieram dos serviços prestados às famílias, de informação e comunicação e dos transportes. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares foram os que impulsionaram o indicador para cima.

Assim como ocorreu nas demais regiões do país, os serviços profissionais, administrativos e complementares foram os que mais registraram avanço, com expansão de 16%, no Paraná. Também houve crescimento 4,8% nos serviços de informação e comunicação. Os serviços prestados à família aumentaram 2,1%, e os outros serviços 3,3%. O único setor que passou por uma retração no mês de outubro foi o de serviços auxiliares dos transportes e correios, 0,6%.

O desempenho do Paraná também foi menor ao ser comparado com os estados da região Sul. Em Santa Catarina, a expansão foi de 10%, e no Rio Grande do Sul foi de 8,3%. No acumulado do ano, os serviços no Paraná cresceram 6,3% e, nos últimos 12 meses, 6,6%.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir