Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Feministas recebem prêmio por luta de igualdade entre homens
Mulheres idosas e feministas, que já lutaram ou ainda lutam pela igualdade de gêneros no Brasil, foram homenageadas nesta terça-feira (16), pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República.
Feministas recebem prêmio por luta de igualdade entre homens
Foto: radioagencianacional.ebc.com.br

Esta é a primeira edição do prêmio Rose Marie Muraro – Mulheres Feministas Históricas. O nome é em homenagem à escritora e intelectual feminista brasileira que morreu em junho deste ano. A premiação é uma forma de reconhecer a história dessas mulheres com mais de 75 anos de idade, que contribuíram de alguma forma para as mudanças na sociedade, em relação aos direitos femininos.

Entre as candidatas ao prêmio, uma comissão criada na SPM, elegeu seis mulheres, entre pesquisadoras e militantes feministas. Uma delas é Clara Charf, de 89 anos, a companheira de Carlos Marighela, morto pela ditadura em 1969. Clara foi perseguida pelo regime militar e chegou a ser exilada. Atualmente faz parte da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e é conselheira Nacional dos Direitos da Mulher. Para ela, o Brasil avançou no direito feminino, mas ainda tem muito o que melhorar.

A Ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci destaca o papel das homenageadas e diz que elas são exemplo a ser seguido pelas mulheres que lutam por direitos no Brasil, sobretudo as jovens.

Segundo a Ministra, essa premiação vai acontecer todos os anos, como fruto de parcerias entre órgãos federais. Além do recebimento de troféus, cada uma das homenageadas ganhou o prêmio deR$ 50 mil.

Fonte: radioagencianacional.ebc.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir