Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Mais de 60 jornalistas foram assassinados em 2014
A organiza��o n�o-governamental Rep�rteres sem Fronteiras (RSF) afirma que sessenta e seis jornalistas foram assassinados em 2014. Nesta ter�a-feira (16/12), a entidade divulgou seu balan�o anual, no qual denuncia que a barb�rie e a instrumentaliza��o se
Mais de 60 jornalistas foram assassinados em 2014
Foto: portalimprensa

Segundo a AFP, um exemplo da exacerba��o da viol�ncia p�de ser notada com a divulga��o das imagens que retratam a decapita��o de rep�rteres ref�ns do grupo extremista Estado Isl�mico (EI). Os n�meros do levantamento mostram, ainda, que 119 profissionais de comunica��o foram sequestrados, 178 presos, 853 detidos, 1.846 amea�ados ou agredidos e 134 precisaram se exilar.

Embora tenha sido registrada uma leve queda no n�mero de jornalistas assassinados no exerc�cio da profiss�o com rela��o ao ano passado no mundo, (71 foram executados em 2013, de acordo com a RSF), a viol�ncia contra a m�dia percorre uma mudan�a, na qual os crimes contra comunicadores passaram a ser cometidos com uma maior barb�rie e instrumentalizados com fins de propaganda.

"Os sequestros aumentam consideravelmente com o objetivo, dos que os cometem de impedir que exista uma informa��o independente e de dissuadir os olhares externos", alega a RSF. "A decapita��o de jornalistas em 2014 mostra a magnitude da viol�ncia exercida contra as testemunhas indesejadas", completa, referindo-se aos assassinatos de James Foley e Steven Sotloff pelo EI.

Aos 66 jornalistas assassinados em 2014, � preciso somar, tamb�m, os "19 jornalistas-cidad�os" e "11 colaboradores de meios de comunica��o" tamb�m mortos. Dos ter�os dos profissionais de imprensa executados nesse ano morreram em "zonas de conflito, como a S�ria", que a RSF v� como o pa�s "mais letal para os jornalistas", os territ�rios palestinos, o leste da Ucr�nia, Iraque e L�bia.

Outros tr�s morreram no Afeganist�o, entre eles Sardar Ahmad, que fazia reportagens para AFP. O Balan�o da Viol�ncia da Rep�rteres Sem Fronteiros tamb�m alerta para o aumento de "de assassinatos de mulheres jornalistas: seis casos contra os tr�s registrados no ano passado".

Tais v�timas trabalhavam na Rep�blica Centro-Africana, no Iraque, no Egito, no Afeganist�o e nas Filipinas. Nesta ter�a-feira (16/12), a organiza��o fez uma a��o simb�lica em Paris, na Fran�a, (onde fica a sua sede), apresentando um cont�iner com a inscri��o "isto n�o � um cont�iner, � uma pris�o", em alus�o ao jornalista sueco-eritreu Dawit Isaak, detido em um cont�iner no deserto.

Situa��o da imprensa na Am�rica Latina

Nenhum pa�s latino-americano figura nas listas elaboradas pela RSF dos cinco pa�ses onde mais jornalistas s�o assassinados e presos. No entanto, a organiza��o lembrou a morte dos rep�rteres Luis Carlos Cervantes na Col�mbia e de Mar�a del Rosario Fuentes Rubio no M�xico. "Neste ano diversos pa�ses foram palco de manifesta��es, em ocasi�es muito violentas", disserta a entidade.

"(...) nas quais muitos jornalistas foram agredidos, inclusive espancados pelos manifestantes ou pelas for�as de ordem. Na Venezuela, 62% das agress�es a jornalistas durante os protestos foram cometidas pela Guarda Nacional Bolivariana", completa. Ao falar sobre o ano de 2014, a Rep�rteres sem Fronteiras destaca que "ao menos 853 jornalistas profissionais foram detidos" pelo mundo.

Fonte: portalimprensa
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir