Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Estragos causados pelas chuvas prejudicam serviços na Câmara
Além da Câmara dos Deputados, a tempestade causou estragos em diversos pontos da região central da cidade; semáforos foram desligados e um hospital precisou ser fechado.
Estragos causados pelas chuvas prejudicam serviços na Câmara
Foto: otempo.com

A forte chuva que atingiu Brasília na noite dessa terça-feira (17) inundou diversas dependências da Câmara dos Deputados e afetou serviços como telefonia, distribuição interna de televisão e streaming de vídeo para internet.

Não há estimativa de restabelecimento dos serviços. O internauta pode acompanhar as notícias da Casa e as sessões do Plenário pela transmissão da Rádio Câmara no portal da emissora.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas três horas, o volume de água registrado chegou a 75,6 milímetros, caracterizando a maior chuva em um único dia em todo o ano de 2014 em Brasília.

Até as 10h da manhã, grande parte dos semáforos no Plano Piloto, região central da cidade, estava desligada. Carros do Departamento de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar do Distrito Federal estão espalhados pela cidade na tentativa de organizar o trânsito. As ruas permanecem cobertas de sujeita, terra e galhos de árvores.

Na 402 Norte, uma das quadras residenciais mais atingidas pela enxurrada, os prejuízos foram muitos – sobretudo nas garagens dos prédios. O engenheiro Tiago Ribeiro, 69 anos, chegou a tirar o carro da vaga coberta a que tem direito e estacionou na rua, mas não adiantou. "Dormi a noite toda, acordei cedo para ir trabalhar e deparei com o carro assim: fora da vaga, com água e muita sujeira por dentro".

O síndico do bloco em frente ao de Tiago, José Belmiro, acredita que construções recentes no centro de Brasília podem estar prejudicando o escoamento da água quando há chuva forte. "Em seis anos, nunca vi isso acontecer. A quadra virou um rio desenfreado. Tive que ajudar uma senhora a sair do carro, que já estava tomado pela água", contou.

Em um hospital particular na parte norte da cidade, o pronto-socorro precisou ser fechado depois que a água tomou conta do local. A assessoria de imprensa não foi localizada pela equipe de reportagem para prestar mais esclarecimentos em relação aos prejuízos provocados pelo temporal. Na manhã desta quarta-feira (17), funcionários trabalhavam na tentativa de limpar o estabelecimento, mas não há previsão para a reabertura da emergência.

Fonte: otempo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir