Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Parlamento Europeu apoia reconhecimento do Estado Palestinia
O Parlamento Europeu aprovou hoje o reconhecimento do Estado Palestiniano, numa resolu��o conjunta dos grandes grupos legislativos com 498 votos e favor, 111 contra e 88 absten��es.
Parlamento Europeu apoia reconhecimento do Estado Palestinia
Foto: diariodigital

�Apoiamos em princ�pio o reconhecimento do Estado da Palestina e a solu��o de dois Estados, e acreditamos que tal pode caminhar ao lado do desenvolvimento dos processos de paz�, afirmou o texto da decis�o.

A resolu��o encoraja a chefe de diplomacia europeia, Federica Mogherini, a promover o reconhecimento palestiniano em toda a Uni�o Europeia (UE).
Os eurodeputados expressaram ao mesmo tempo a sua �grave preocupa��o� sobre a crescente viol�ncia na regi�o, condenada nos �m�ximos termos poss�veis�.

A Euroc�mara advertiu sobretudo para os riscos de uma escalada da viol�ncia em torno dos lugares sagrados, �o que poderia transformar o conflito israelo-palestiniano num conflito religioso�.

Os deputados pediram aos l�deres pol�ticos de todas as partes envolvidas que trabalhem juntos atrav�s de ac��es vis�veis para um abrandamento da viol�ncia.

�Os meios n�o violentos e o respeito pelos direitos humanos e pelo direito humanit�rio s�o a �nica forma de se conseguir uma solu��o duradoura e uma justa e perene paz entre israelitas e palestinianos�, acrescentou-se na resolu��o aprovada.

Por outro lado, os eurodeputados aproveitaram para salientar que os colonatos judeus em territ�rio palestiniano s�o ilegais sob o direito internacional, e pediram para ambas as partes evitarem qualquer ac��o que possa minar a viabilidade e perspectivas da solu��o de dois Estados.

Os eurodeputados dizem apoiar os esfor�os do presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmoud Abbas, e do governo de coliga��o nacional para se conseguir uma solu��o a longo prazo.

Ao mesmo tempo, pediram a todas as fac��es palestinianas, inclu�do o Hamas, que aceitem os compromissos da ANP e ponham um fim �s divis�es internas.

Os eurodeputados, em linha com o Conselho e a alta representante da UE, apoiaram a chamada solu��o de dois Estados sobre a base das fronteiras de 1967, com Jerusal�m como capital de ambos Estados e com Israel como um pa�s seguro e independente e uma Palestina vi�vel e democr�tica.

Fonte: diariodigital
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir