Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2014

Colômbia: Farc declaram cessar-fogo unilateral e permanente
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) declararam nessa quarta-feira um cessar-fogo unilateral e por um período indefinido.
Colômbia: Farc declaram cessar-fogo unilateral e permanente
Foto: www.bbc.co.uk

O anúncio foi feito na capital de Cuba, Havana, onde líderes das Farc vêm se reunindo com representantes do governo colombiano há dois anos.
Segundo os guerrilheiros, a trégua entrará em vigor neste sabado e só será suspensa caso sejam atacados pelas Forças Armadas do país.
O anúncio está sendo visto como um marco nas negociações de paz.
"Esse cessar-fogo unilateral só chegará ao fim se constatarmos que nossas estruturas guerrilheiras tenham sido atacadas por parte das forças públicas", disse o negociador-chefe das Farc, Iván Márquez (codinome do guerrilheiro Luciano Marín Arango) ao ler um comunicado do grupo.
Segundo Márquez, a decisão já foi comunicada formalmente ao governo colombiano.
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, vinha até o momento se recusando a suspender ações militares, dizendo que os rebeldes usaram um cessar-fogo bilateral para se rearmar e se reagrupar.
As conversações de paz têm como objetivo colocar fim a cinco décadas de conflito, que já mataram mais de 220 mil pessoas.
Apoio
Em um comunicado, líderes das Farc disseram ainda que, para que o cessa-fogo seja bem sucedido, eles esperam a supervisão de vários órgãos internacionais da região, como a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), além do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que já atuou diversas vezes na mediação para a libertação de reféns.
Segundo Marquéz, a trégua entrará em vigor em 20 de dezembro "se houver disposição de ao menos um órgão internacional mencionado para verificar o processo".
Os rebeldes também indicaram que estão dispostos a convidar organizações colombianas interessadas no processo de paz para respaldarem a iniciativa.
A decisão foi anunciada durante uma coletiva de imprensa em Havana, na qual estavam presentes representantes do governo colombiano, além de vítimas do conflito.
Em novembro, todo o processo de paz ficou na berlinda após o sequestro pelas Farc do general colombiano Rubén Darío Alzate, o militar de mais alta patente já capturado pela guerrilha em 50 anos de conflito, e de dois acompanhantes.
A captura levou Juan Manuel Santos a anunciar a suspensão das negociações "até que os motivos por trás do incidente fossem esclarecidos e que os três prisioneiros fossem liberados".

Fonte: www.bbc.co.uk
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir