Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2014

CGU comprova prejuízo bilionário na compra de Pasadena pela
Consultoria não recomendava compra. Órgão diz que prejuízo passa de R$1 bilhão e que Petrobras pagou mais do que refinaria valia.
CGU comprova prejuízo bilionário na compra de Pasadena pela
Foto: g1.globo.com

Um dos principais órgãos de controle das contas do governo comprovou que houve um prejuízo bilionário com a compra da refinaria americana de Pasadena pela Petrobras.
A Petrobras não levou em conta o parecer de uma consultoria internacional que não recomendava a compra da refinaria, e que indicava a possibilidade de negociação por um preço mais baixo. O Conselho de Administração não foi informado da avaliação.
Segundo a CGU a Petrobras teve prejuízo de cerca de R$ 1,8 bilhões com a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e pagou mais do que a refinaria valia em 2006. A CGU determinou a instauração imediata de processos contra 22 pessoas, entre elas o ex-presidente José Sérgio Gabrielli e mais três ex-diretores.
O relatório aponta que a empresa não buscou as melhores condições para o negócio e fechou contrato com as cláusulas desfavoráveis à Petrobras. A Controladoria encaminhou o relatório a Petrobras, para que a empresa busque o ressarcimento dos prejuízos e a CPMI no Congresso para que apure o caso.
A divulgação do resultado das investigações teve impacto no Congresso. O relator da CPI Mista fez mudanças no texto apresentado na semana passada admitindo, agora, que houve prejuízo.
Depois das críticas ao texto original, o relator da CPI Mista da Petrobras decidiu pedir o indiciamento de 52 pessoas por participação em organização criminosa. Antes, recomendava apenas o aprofundamento das investigações. Entre os indiciados estão três ex-diretores e dois ex-gerentes da Petrobras, além do doleiro Alberto Youssef. O relator não responsabilizou nenhum político.
Marco Maia também alterou o relatório em relação à compra da Refinaria de Pasadena. No texto apresentado na semana passada, ele questionava o prejuízo apontado pelo Tribunal de Contas da União. Agora, alega que mudou de ideia porque a Controladoria-Geral da União também concluiu que a Petrobras pagou U$ 659 milhões a mais do que deveria pela refinaria nos Estados Unidos.
A oposição apresentou um relatório paralelo, pedindo o indiciamento de 61 pessoas. Entre elas João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, o ex-presidente da Petrobras, Sério Gabrielli, a atual presidente, Graça Foster e o atual diretor de abastecimento, José Carlos Cosenza.
A oposição exige o afastamento dos atuais gestores da Petrobras, incluindo Graça Foster, e que sejam responsabilizados por improbidade administrativa pela compra de Pasadena os integrantes da diretoria executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração da Petrobras, comandado na época pela então ministra Dilma Rousseff.
Apesar dos dois relatórios, a CPI Mista corre o risco de terminar sem nenhum documento final. A oposição acusa o governo de ter feito uma manobra para que não houvesse quórum para a votação que vai decidir qual dos textos será enviado ao Ministério Público e à Justiça. Uma nova tentativa será feita nesta quinta-feira (18).
O PP declarou que não concorda com qualquer ação ilegal e que as alegações precisam de provas.
O PMDB repudiou as acusações do relatório.
E o PT não quis fazer comentários.
As pessoas citadas nos dois relatórios têm negado envolvimento com as irregularidades.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir