Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2014

Bovespa dispara puxado por bancos e alta em Wall St
O principal �ndice da Bolsa encerrou em alta de 3,63%, a 48.713 pontos.
Bovespa dispara puxado por bancos e alta em Wall St
Foto: dci.com

S�O PAULO (Reuters) - A bolsa paulista fechou o preg�o desta quarta-feira com ganhos expressivos, acompanhando a forte recupera��o dos preg�es em Wall Street, onde o S&P 500 avan�ava quase 2 por cento na etapa final dos neg�cios, em meio � repercuss�o do comunicado da �ltima reuni�o de pol�tica monet�ria do Federal Reserve.

A sess�o local ainda foi marcada pelos vencimentos dos contratos de op��es sobre o Ibovespa e do �ndice futuro.

O Ibovespa encerrou em alta de 3,63 por cento, a 48.713 pontos, o maior ganho de fechamento desde 21 de novembro e com apenas tr�s pap�is do �ndice no vermelho.

O volume financeiro somou 20 bilh�es de reais, inflado por opera��es atreladas ao exerc�cio de op��es sobre o Ibovespa.

Wall Street sustentou ganhos ao longo da sess�o em meio � retomada dos pre�os do petr�leo, ap�s a divulga��o de dados de estoques norte-americanos, com a alta acelerando ap�s o Fed, banco central norte-americano afirmar que pode ser "paciente" no in�cio da normaliza��o da pol�tica monet�ria.

Na Bovespa, a decis�o do Fed repercutiu apenas no ajuste de fechamento, reduzindo um pouco a alta, em uma sess�o marcada por varia��es at�picas.

Pap�is de bancos, particularmente Ita� e Bradesco, responderam pela principal influ�ncia positiva no Ibovespa, mas foram as a��es do setor sider�rgico que ocuparam lugar de destaque entre as altas do �ndice, mesmo com analistas mantendo uma vis�o cautelosa para essa ind�stria.

No caso das produtoras de a�o, circularam rumores nas mesas de opera��es sobre eventual fim de descontos da China nos impostos de exporta��o de alguns produtos sider�rgicos, o que beneficaria empresas do setor no resto do mundo.

Usiminas engatou o terceiro dia de ganhos fortes, enquanto segue a disputa entre a Nippon Steel e a Ternium pelo controle da sider�rgica, o que acabou contaminando a CSN, que det�m a��es da Usiminas. Gerdau acompanhou, embora em intensidade menor.

O desempenho dos pap�is da Petrobras, no centro de um esc�ndalo de corrup��o, tamb�m ajudou, com as preferenciais em alta de 2,99 por cento, conforme segue a expectativa em rela��o a eventuais mudan�as na dire��o da companhia.

A presidente da estatal, Maria das Gra�as Foster, afirmou nesta quarta-feira que ficar� no cargo enquanto a presidente Dilma Rousseff quiser, mas n�o descartou eventual sa�da de toda a diretoria para que a publica��o do balan�o auditado ocorra.

Declara��es de membros da equipe econ�mica do segundo mandato de Dilma tamb�m repercutiram positivamente. O futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, refor�ou o cen�rio de ajuste fiscal, enquanto o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que o pa�s est� num momento de acertos da economia.

"� o que as pessoas querem ouvir", disse o chefe da mesa de renda vari�vel da corretora de um banco, que pediu para n�o ter o nome citado.

Fonte: dci.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir