Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2014

Governo Dilma busca ajuste fiscal de até R$100 bi em 2015 pa

Governo Dilma busca ajuste fiscal de até R$100 bi em 2015 pa
Foto: br.reuters.com

O foco da mudança sob o comando de Levy será o ajuste fiscal, que deve totalizar entre 90 bilhões e 100 bilhões de reais, ou cerca de 2 por cento do PIB. O maior ajuste fiscal de Dilma até hoje foi de 55 bilhões de reais em 2012.

O ajuste previsto é quase idêntico ao proposto durante a campanha presidencial pela candidata derrotada Marina Silva (PSB). No fim de setembro, Dilma disse que um ajuste fiscal tão grande poderia ser "perigoso", e acrescentou: "Nós não acreditamos em um choque fiscal."

Questionada sobre o que mudou, a fonte disse: "A situação econômica ficou muito pior".

FOCO NOS SUBSÍDIOS

As autoridades disseram que o tamanho exato e a composição do pacote fiscal ainda estão em fase de finalização, mas os componentes principais já estão claros.

A maior parte do ajuste virá de cortes nos gastos orçamentários e subsídios, em vez de novos impostos, disseram as fontes. O Brasil já tem uma das mais altas cargas tributárias na América Latina, de cerca de 39 por cento do Produto Interno Bruto.

Uma das fontes disse que os cortes provavelmente atingirão os subsídios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assim como do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que financia compras de bens de capital para empresas e alcançou cerca de 100 bilhões de reais no ano passado.

As economias também virão de um aumento na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que corrige os financiamentos do BNDES, disseram as fontes. A expectativa era que o aumento da TJLP fosse anunciado nesta quinta-feira, mas o Ministério da Fazenda informou que o anúncio sairá até o fim de dezembro.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir