Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2014

Movimento cresce e aeroportos devem receber quase 10 milhões
Operação especial de alta temporada vai funcionar até o dia 10 de janeiro de 2015
Movimento cresce e aeroportos devem receber quase 10 milhões
Foto: noticias.r7.com

O fluxo estimado de passageiros nos 60 aeroportos administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) é de 9,25 milhões neste fim de ano. O número inclui o movimento entre os dias 15 de dezembro e 10 de janeiro.

A estimativa representa um crescimento de quase 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado e não inclui os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG), concedidos à iniciativa privada.

Diante da previsão de aumento da movimentação de passageiros, a Infraero colocou em operação o plano de ação para a movimentação da alta temporada, que seguirá até o dia 10 de janeiro.

Os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e de Congonhas, na zona sul da capital, montaram esquema especial por conta do aumento de passageiros no fim de ano. Os dias de maior movimento devem ser entre 19 e 31 de dezembro.

Cumbica

No Aeroporto de Cumbica, as ações foram adotadas no dia 15 de dezembro e valem até 22 de fevereiro, período de maior fluxo no local. A Gru Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, não tem estimativa do número de passageiros que devem passar pelo local.

Para atender à demanda, será utilizada toda a capacidade da infraestrutura e o aumento do efetivo em áreas-chave do aeroporto, como check-in, inspeção de segurança (raio-X), controle de passaporte, restituição de bagagem e aduana. Segundo o Gru Airport, haverá reforço na segurança nos limites do aeroporto e nas vias de acesso.

O aeroporto também contará com tecnologia especial para controle migratório. De acordo com a Gru Airport, a Polícia Federal vai operar 16 portões eletrônicos de controle de passaporte nos terminais 2 e 3. A ideia é facilitar o desembarque de passageiros que possuem o passaporte brasileiro com chip.

A concessionária estima que o tempo de atendimento caia de 3 minutos para cerca de 20 segundos, em média. Além disso, haverá 68 guichês na área de emigração e 74 na imigração, totalizando 142 balcões.

A rodovia Presidente Dutra, uma das principais vias de acesso a Cumbica, deve receber mais veículos entre os dias 19 e 24 e entre os dias 26 e 31 de dezembro. Segundo a NovaDutra, concessionária que administra a estrada, a expectativa é de que 600 mil veículos saiam da capital paulista para o Natal e 470 mil veículos para o Réveillon. Os períodos de maior movimento devem ocorrer entre 16h e 20h, na maioria dos dias.

Congonhas

Já no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, são esperados 1.098.357 passageiros, entre embarques e desembarques, até o dia 5 de janeiro. A conta começou na quarta-feira (17). A maior movimentação é esperada na sexta-feira (19), quando devem passar pelo terminal 71.802 passageiros.

Segundo a Infraero, o número é cerca de 48% superior à movimentação média diária do terminal, de 48.450 embarques e desembarques.

Aborrecimentos

Consumidores que quiserem reclamar de atrasos em voos, overbooking e extravios de bagagem podem contar com o Procon estadual de São Paulo, durante operação especial nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos (Campinas) até o dia 23 de dezembro. As informações são da Agência Brasil.

A fiscalização ocorre desde o começo do mês na capital e no interior do Estado. O plantão de reclamações começa na sexta-feira (19). O chefe de gabinete do Procon-SP, César Azevedo, detalhou como funcionará a operação.

— Nossa incumbência é fazer essa fiscalização com base nas regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Este é o primeiro ano em que instituímos essa operação porque ano a ano vem aumentando o número de problemas relatados nesse setor. Embora não tivéssemos equipes nos aeroportos nos anos anteriores, as reclamações chegavam por telefone ou internet.

Para entrar em contato com o plantão do Procon-SP, basta telefonar para o 151, ou entrar no site e em redes sociais. O horário de atendimento será das 7h às 22h, nos dias 19, 22 e 23; das 9h às 15h, nos dias 20 e 21; das 7h às 12h, nos dias 24 e 31; e das 7h às 19h nos dias 29 e 30. Não haverá expediente nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir