Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2014

Após 63 anos, Miss Mundo elimina prova de biquíni do concurs
Prova não vai mais acontecer a partir de 2015
Após 63 anos, Miss Mundo elimina prova de biquíni do concurs
Foto: entretenimento.r7.com

Polêmica no mundo miss! Em reunião em Londres com os franqueados de mais de cem países, a CEO da Miss World Organization, Julia Morley, decidiu eliminar da competição a prova dos trajes de banho --etapa que deu origem ao concurso Miss Mundo, 63 anos atrás, quando a organização cabia a Eric Morley, marido de Julia, morto em 2000.

A decisão foi anunciada aos franqueados pouco antes da final do Miss Mundo 2014, que aconteceu no último domingo (14) e foi vencida pela sul-africana Rolene Strauss.

Após 56 anos, o Miss Brasil Mundo, concurso que elege a representante brasileira para o Miss Mundo, anunciou que a partir de 2015 as candidatas na etapa nacional também não serão mais julgadas em desfile de trajes de banho.

Henrique Fontes, diretor executivo do Miss Brasil Mundo e do Mister Brasil, apoiou Morley:

— O Miss Mundo busca uma mulher linda, articulada, talentosa, que possa ser uma embaixadora de projetos sociais. Que diferença faz uma nota alta em um desfile em traje de banho? Concordo que é quase constrangedor julgar uma mulher por dois centímetros a menos ou a mais em qualquer parte do seu corpo nos dias de hoje. Estamos orgulhosos dessa mudança e da nova era que se inicia nos concursos de beleza.

Segundo Morley, os tempos são outros e na sua percepção não existe mais lugar no Miss Mundo para o segmento:

— Não vejo nenhum problema em lindas jovens com seus trajes de banho em uma praia ou piscina. O que não faz sentido nos dias de hoje é elas serem julgadas em um palco em tais trajes, em uma sala ou teatro onde todas as outras pessoas estão formalmente vestidas. A beleza de uma mulher vai muito além disso, é tempo de realizarmos essa importante mudança.

Segundo Fontes, a medida já vinha sendo considerada há alguns anos. Uma nova prova, ainda não anunciada, substituirá a competição de traje de banho no concurso nacional.

Controvérsia pelo mundo

A prova do biquíni, chamada Beach Beauty, já havia causado muita controvérsia em 1996, na Índia, e em 2013, na Indonésia, devido aos costumes e às religiões dos dois países-sedes.

O Brasil ganhou uma vez a etapa de biquíni, justamente em 2013, com a gaúcha Sancler Frantz.

Segundo a assessoria de imprensa do Miss Brasil Mundo, até 1975 a vencedora do Miss Mundo era coroada em traje de banho. Em 1976, a jamaicana Cindy Breakspeare foi a primeira Miss Mundo a ser coroada em traje de gala.

Opinião!

Sei que o Miss Mundo é forte na Ásia, e que a medida pode agradar aos numerosos fãs asiáticos do concurso. Mas assim como a Julia Morley e o Henrique Fontes não veem sentido em avaliar as candidatas pelas medidas do corpo (e respeito a opinião deles)... eu aqui não vejo sentido mesmo é em avaliar as moças pelo desempenho delas na prova esportiva. Parafraseando o comentário do Henrique Fontes, que diferença faz uma nota alta em uma prova de salto a distância?

E eu não sei se a decisão é vanguardista, valorizando a mulher, ou se é retrógrada, por acatar exigências de lugares como a Índia, sabidamente um dos piores países para se nascer mulher. O tempo dirá.

Fonte: entretenimento.r7.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir