Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2014

Desemprego no Brasil surpreende e sobe a 4,8% em novembro
O desemprego no Brasil subiu a 4,8 por cento em novembro, acima do esperado devido � maior procura por vagas em meio a fatores sazonais e fraqueza da economia, por�m com a renda m�dia do trabalhador crescendo sobre o m�s anterior.
Desemprego no Brasil surpreende e sobe a 4,8% em novembro
Foto: br.reuters.com

A taxa de novembro segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE) ficou 0,1 ponto percentual acima da vista em outubro, e interrompeu s�rie de quedas na taxa para o m�s que vinha desde 2007.

O resultado superou a mediana das expectativas em pesquisa da Reuters de 4,4 por cento, mas ficou abaixo da taxa mais alta do ano, de 5,1 por cento vista em fevereiro.

"Houve um aumento da procura por trabalho no fim do ano. Parte dos inativos...pode estar pressionando o mercado de trabalho e pode ser tamb�m um contingente de jovens indo para mercado, seja para complementar a renda familiar ou para fazer dinheiro para as f�rias", explicou a pesquisadora do IBGE Adriana Berenguy.

Em novembro, a popula��o desocupada, que s�o as pessoas sem trabalhar mas � procura de uma oportunidade, avan�ou 4,4 por cento na compara��o mensal, atingindo 1,192 milh�o de pessoas. J� a popula��o ocupada cresceu 0,5 por cento sobre outubro, chegando a 23,383 milh�es de pessoas.

O diretor de Pesquisas e Estudos Econ�micos do Bradesco, Octavio de Barros, cita a normaliza��o da popula��o economicamente ativa (PEA) como destaque para o resultado do m�s passado.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir