Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2014

Forças curdas libertam o monte Sinjar, cercado desde Agosto
As forças curdas peshmergas chegaram hoje ao cume do monte Sinjar, no norte do Iraque, depois de romper o cerco imposto pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) à zona, refúgio de milhares de yazidis.
Forças curdas libertam o monte Sinjar, cercado desde Agosto
Foto: diariodigital

Um responsável do Partido Democrático do Curdistão, Mohiedin al Mazuri, disse à Agência Efe que as tropas curdas subiram o monte e abriram um corredor seguro para evacuar os civis, mas os combates com os extremistas ainda prosseguem na região.

Sob as ordens do comandante Aziz Wizi, cerca de mil peshmergas dos batalhões Al Zerifani e Dohuk participam nesta ofensiva, que conseguiu pôr fim a um cerco jihadista que começou em Agosto.

Cerca de 50 radicais morreram entre ontem e hoje em combates e devido a bombardeamentos da coligação internacional em Sinjar, segundo Al Mazuri, que também é chefe de segurança da represa da cidade de Mossul.

No monte Sinjar continuam refugiadas pessoas idosas que não puderam ser evacuadas em Agosto e milhares de yazidis que, devido aos avanços dos jihadistas em Outubro, voltaram a procurar protecção na zona.

O chefe do Conselho de Segurança do Curdistão iraquiano, Masrur Barzani, afirmou na noite de quinta-feira que a operação está a ser «um sucesso militar e estratégico», e que evacuarão as pessoas que estão refugiadas no monte para zonas seguras se assim desejarem.

Os peshmergas tomaram o controlo da rota que liga Sinjar com a província de Dohuk, na região do Curdistão, permitindo a abertura de um corredor humanitário.

Barzani salientou que «a zona ficará completamente limpa» de jihadistas para que os civis que fugiram das suas casas possam regressar, mas pediu paciência para que as bombas e minas colocadas pelo EI sejam retiradas.

O chefe de segurança também salientou que, nos últimos dois dias, as tropas curdas conseguiram «libertar» mais de 700 quilómetros quadrados e que os combatentes do EI estão isolados e cercados no oeste de Mossul.

Na quarta-feira, os peshmergas começaram uma grande operação contra o EI na região de Zamar, também na província de Ninawa, com o objectivo de chegar a Sinjar.

Com um papel importante na ofensiva, os aviões da coligação internacional, liderada pelos EUA, bombardearam posições dos jihadistas.

Amplas zonas de Sinjar foram conquistadas em Agosto pelo EI, que assassinou e sequestrou centenas de yazidis, uma minoria de etnia curda e cuja religião se baseia no zoroastrismo.

Dezenas de milhares de yazidis ficaram presos no monte, até que a maioria conseguiu deixar a zona graças à ajuda das forças curdas e dos bombardeamentos dos Estados Unidos.
Segundo dados da ONU, mais de 500 mil yazidis e membros de outras religiões minoritárias fugiram do norte do Iraque desde Junho e centenas foram assassinadas.

Fonte: diariodigital
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir