Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2014

Taxa de desemprego surpreende e sobe a 4,8% em novembro
Indicador ficou 0,1 pp acima da taxa vista em outubro e interrompeu s�rie de quedas para novembro observada desde 2007.
Taxa de desemprego surpreende e sobe a 4,8% em novembro
Foto: wdci.com

RIO DE JANEIRO/S�O PAULO - O desemprego no Brasil subiu a 4,8 por cento em novembro, acima do esperado devido � maior procura por vagas, por�m com a renda m�dia do trabalhador crescendo sobre o m�s anterior.

A taxa de novembro segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE) ficou 0,1 ponto percentual acima da vista em outubro, e interrompeu s�rie de quedas na taxa para o m�s que vinha desde 2007.

O resultado superou a mediana das expectativas em pesquisa da Reuters de 4,4 por cento, mas ficou abaixo da taxa mais alta do ano, de 5,1 por cento vista em fevereiro.

Em novembro, a popula��o desocupada, que s�o as pessoas sem trabalhar mas � procura de uma oportunidade, avan�ou 4,4 por cento na compara��o mensal, atingindo 1,192 milh�o de pessoas. J� a popula��o ocupada cresceu 0,5 por cento sobre outubro, chegando a 23,383 milh�es de pessoas.

O IBGE tamb�m informou que a renda m�dia real subiu 0,7 por cento em novembro sobre outubro e avan�ou 2,7 por cento sobre um ano antes, a 2.148,50 reais.

Embora a taxa de desemprego permane�a em n�veis historicamente baixos, o cen�rio econ�mico brasileiro fraco somado � infla��o elevada e � alta dos juros tem provocado perda de �mpeto do mercado de trabalho.

O Brasil teve em novembro a pior abertura de vagas formais de trabalho para o m�s, apenas 8.381 postos, de acordo com n�meros do Minist�rio do Trabalho, com elevadas demiss�es na constru��o civil, ind�stria e agricultura e menor oferta de vagas no setor servi�os.

Pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic�lios (Pnad) Cont�nua, cujo objetivo � que substitua a PME, a taxa de desemprego ficou est�vel em 6,8 por cento no terceiro trimestre, com queda no emprego com carteira assinada no setor privado.

Para o pr�ximo ano, a tend�ncia � que o Brasil experimente uma revers�o da queda do desemprego e da tend�ncia de ganhos reais de sal�rios, a n�o ser que haja uma mudan�a nas expectativas dos empres�rios.

Fonte: dci.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir