Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2014

Desemprego surpreende e sobe para 4,8% em novembro
Resultado ficou acima da proje��o de 4,4% de analistas e dos 4,7% vistos em outubro, segundo dados do IBGE
Desemprego surpreende e sobe para 4,8% em novembro
Foto: veja.abril

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 4,8% em novembro, ante 4,7% em outubro, informou a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE), nesta sexta-feira. O resultado tamb�m ficou acima dos 4,6% registrados em novembro de 2013. Analistas consultados pela ag�ncia Reuters projetavam uma desacelera��o para 4,4% em novembro.

No conjunto das seis regi�es pesquisadas, o IBGE estima em 1,2 milh�o o n�mero de pessoas desocupadas, est�vel tanto em rela��o a outubro quanto a novembro de 2013. J� a popula��o ocupada foi estimada em 23,4 milh�es de pessoas, tamb�m est�vel em rela��o a outubro. A PME � realizada nas regi�es metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, S�o Paulo e Porto Alegre.

"Houve um aumento da procura por trabalho no fim do ano", explicou a pesquisadora do IBGE Adriana Berenguy. Segundo ela, o resultado pode indicar uma press�o exercida por um contingente de jovens voltando para o mercado, seja para complementar a renda familiar ou para fazer dinheiro para as f�rias.

O diretor de Pesquisas e Estudos Econ�micos do Bradesco, Octavio de Barros, cita a normaliza��o da popula��o economicamente ativa (PEA) como destaque para o resultado do m�s passado. Essa taxa subiu 0,6% tanto na compara��o com outubro quanto sobre novembro de 2013, para 24,57 milh�es de pessoas. "O baixo patamar da taxa de desemprego nos �ltimos meses tem sido explicado principalmente pela retra��o da PEA, o que n�o condiz com o que � sugerido pela demografia e pela resposta ao ciclo econ�mico", disse Barros em nota.
Pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic�lios (Pnad) Cont�nua, cujo objetivo � que substitua a PME, a taxa de desemprego ficou est�vel em 6,8% no terceiro trimestre, com queda no emprego com carteira assinada no setor privado.

Em novembro tamb�m houve queda de 82% na gera��o de empregos formais em rela��o ao mesmo m�s do ano passado, com a abertura de 8.381 vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Minist�rio do Trabalho, divulgados na quinta-feira.

Para 2015, a tend�ncia � que o Brasil experimente uma revers�o da queda do desemprego e da tend�ncia de ganhos reais de sal�rios, a n�o ser que haja uma mudan�a nas expectativas dos empres�rios.

Fonte: veja.abril
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir