Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-12-2014

Brasil fica fora do Oscar 2015
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos nove filmes pré-selecionados para disputar as indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E mais uma vez o cinema brasileiro ficou de fora.
Brasil fica fora do Oscar 2015
Foto: www.horizontems.com.br

O candidato do Brasil, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, até arrancou alguns elogios da crítica americana, mas o drama do adolescente cego que se descobre homossexual não vinha sendo mencionado em nenhuma relação de prêmios da temporada.

"Saíram os indicados ao Globo de Ouro, ao Spirit Awards… e como não entramos nesses grupos, eu já considerava que, se ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ entrasse na shortlist do Oscar, seria o azarão", disse Daniel Ribeiro ao jornal O Globo. "De qualquer forma, chegar até onde chegamos com esse filme, sobre um adolescente cego e gay, já é impressionante. O ano de 2014 foi muito bom para a gente", afirmou o cineasta.

Ao todo, 83 longas foram inscritos para disputar uma vaga ao Oscar de Melhor de Filme Estrangeiro, o que representa um recorde histórico e reforça a importância dada no exterior ao prêmio da Academia. Após a primeira peneira, restam 9 na disputa. E são grandes as chances da Argentina manter sua hegemonia cinematográfica no continente sul-americano:"Relatos Selvagens", de Damián Szifrón, é um dos favoritos ao prêmio.

A comédia argentina terá pela frente dois concorrentes de peso: o polonês "Ida", de Pawe? Pawlikowski, eleito recentemente o Melhor Filme Europeu do ano, e o russo "Leviatã", de Andrey Zvyagintsev, Melhor Roteiro do Festival Cannes e vencedor de prêmio do cinema asiático. O sueco "Força Maior", de Ruben Östlund, também premiado em Cannes, é outro forte candidato, numa seleção que ainda inclui o georgiano "A Ilha dos Milharais", de George Ovashvili, vencedor do Festival de Karlovy Vary, e o estoniano "Tangerines", de Zaza Urushadze, consagrado em diversos festivais internacionais.

A lista também traz surpresas, na forma de filmes que não frequentaram seleções de outras premiações importantes, como o mauritaniano "Timbuktu", de Abderrahmane Sissako, o holandês "Accused", de Paula van der Oest, e o venezuelano "Libertador", de Alberto Arvelo. Com isso, ficaram de fora títulos badalados, como o belga "Dois Dias, uma Noite", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, o canadense "Mommy", de Xavier Dolan, e o turco "Sono de inverno", de Nuri Bilge Ceylan, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, além de todos os filmes exibidos nos festivais de Veneza e Berlim em 2014.

Dentre os indicados, apenas "Relatos Selvagens" foi lançado comercialmente no país, mas "Ida" já estreia na próxima quinta-feira, dia 25 de dezembro. Os cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro serão revelados em 15 de janeiro, junto com os concorrentes das demais categorias. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de fevereiro, em Los Angeles, com apresentação do ator Neil Patrick Harris (série "How I Met Your Mother") e transmissão no Brasil pelo canal pago TNT.

Fonte: www.horizontems.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir