Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2014

Brasileiro que pretendia entrar no Estado Islâmico é captura
O Itamaraty acompanha o caso. O jovem mora em Barcelona, sendo procedente de Formosa, em Goiás. Ele foi detido com dois marroquinos quando pretendia viajar à Síria para aderir ao grupo. Deverá ser extraditado
Brasileiro que pretendia entrar no Estado Islâmico é captura
Foto: www.opovo.com.br

Um jovem brasileiro de 18 anos anos foi detido na Bulgária, quando se dirigia à Síria para entrar no grupo extremista Estado Islâmico (EI). Ontem, o Ministério das Relações Exteriores informou em Brasília que acompanha o caso. O jovem, que não teve o nome divulgado, mora em Barcelona, na Espanha, e foi detido depois de uma investigação conjunta entre a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e a Polícia Nacional espanhola, além dos Moços de Esquadra, polícia autônoma catalã.

Ele foi capturado na última segunda-feira juntamente com dois marroquinos, também residentes na Catalunha, na fronteira da Bulgária com a Turquia. Os três planejavam ir até a Turquia e depois viajar para a Síria. A Polícia catalã declarou que o grupo era seguido desde junho e comprovou que as três pessoas iniciaram um processo de radicalização religiosa, divulgando mensagens a favor da Jihad (guerra santa muçulmana) e evidenciando sua intenção de aderir às fileiras do EI. "A Chancelaria brasileira acompanha o caso e a delegação diplomática em Sófia fez contato com o cidadão", disse ontem um porta-voz da chancelaria.

Entre 80 e 100 espanhóis se juntaram às "milícias jihadistas" no Iraque ou na Síria, segundo fontes judiciais da Espanha. Outras centenas procedem de outros países europeus, como a França. Várias redes de captação foram desmanteladas na Espanha e no Marrocos, a maioria nos enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla, na costa espanhola do Mediterrâneo, além de Barcelona e arredores, e Madri.

O brasileiro se mudou para a Espanha aos 11 anos. Segundo a Polícia catalã, foi na Catalunha que o jovem se converteu ao Islamismo e se radicalizou, inscrevendo-se no EI pela Internet. De acordo com o Itamaraty, representantes da Embaixada do Brasil na Bulgária visitaram o rapaz na prisão, onde ele passa bem, e lhe prestam assistência consular.

Como ele não cometeu crime em território búlgaro, sua extradição à Espanha é dada como certa e poderia ocorrer ainda ontem. Ele seria levado à Madri, onde aguardaria julgamento sob a acusação de terrorismo. Mesmo sem saber a identidade, o Governo de Goiás, de onde o jovem é procedente do município de Formosa, tenta encontrar a família do jovem para oferecer apoio.

A cozinheira espanhola Pepi Santamans contou que mora na Rua Balmes e é vizinha do goiano. "Vivemos no mesmo pátio, a três escadarias de diferença. Estou no prédio em frente ao dele", explicou. "Ninguém suspeitava de nada. Ele e os marroquinos da rua não traziam problema algum. Eram pessoas corretas", admitiu. (das agências de notícias)

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir