Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2014

Pezão nomeia filho de Cabral para a secretaria de Esportes
Aos poucos o governador Luiz Fernando Pezão vai definindo seu secretariado. Mas uma escolha deve causar polêmica: a de Marco Antônio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral para a Secretaria Estadual de Esportes. A confirmação foi feita nesta manhã.
Pezão nomeia filho de Cabral para a secretaria de Esportes
Foto: noticias.terra.com.br

Cabral Filho foi eleito deputado federal pelo PMDB. Seu pai deixou o governo em maio com a pior aprovação de um governador na história do Estado. O nome do ex-governador consta da lista de supostos envolvidos nas fraudes ba Petrobras descobertas pela Polícia Federal na operação Lava Jato. Na semana passada, Pezão defendeu Cabral, seu principal mentor. O futuro secretário nunca exerceu nenhum cargo político e assume uma pasta estatégica na véspera dos Jogos Olímpicos de 2016.

Além de acomodar o filho de seu principal aliado, uma outra escolha de Pezão acalma uma briga interna no PMDB. Para a Secretaria de Governo o escolhido é o deputado Paulo Melo, atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que em teoria disputaria em fevereiro o cargo com o presidente do partido e ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani, que volta ao Palácio Tiradentes depois de tentar, sem sucesso, uma vaga ao Senado em 2012.

Ainda no plano de deputados eleitos, Pezão escolheu Bernardo Rossi, do seu partido, para Habitação e o médico e também deputado estadual, José Luiz Nanci, do PPS, para a pasta de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Já Christino Áureo, do PSD, volta a ocupar a Secretaria de Agricultura e Pecuária. Na cota do prefeito Eduardo Paes, Carlos Roberto Osório vai ocupar a secretaria de transportes, que já foi do todo poderoso Julio Lopes no governo Cabral. Também do PMDB, André Correa, atual líder na casa, assume a secretaria de Ambiente. Da cota pessoal, Pezão faz voltar ao cargo Gustavo Tutuca, seu companheiro de Piraí e que volta a ocupar a pasta de Ciência e Tecnologia. O deputado pelo PDT, Felipe Peixoto, assume a pasta de Saúde. Com isso são oito vagas abertas para suplentes na Alerj.

No plano federal, Pezão mexe na bancada do Rio em Brasília. Para a pasta de trabalho escolheu o deputado pelo PSD, Arolde de Oliveira e também Marco Antônio Cabral, em Esportes.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, o governador escolheu o ex-prefeito de Barra do Piraí, José Luiz Anchite. Na Assitência Social a escolhida é Teresa Consentino. Na Educação a opção foi por Antônio José Vieira Paiva Neto, atual subsecretário de Gestão do Ensino. Na Secretaria de Obras permanece José Iran Peixoto Junior, no Planejamento Claudia Uchoa Cavalcanti, atual subsecretária. Repetem também Cidinha Campos, na Defesa do Consumidor, Sérgio Ruy Barbosa, na Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno. Além é claro de José Mariano Beltrame e sua equipe na Segurança.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir