Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-12-2014

Bahia tem a quinta melhor média do Enem no Brasil; Feira de
Escolas do estado se destacam e Helyos, Feira de Santana, é de novo campeão
Bahia tem a quinta melhor média do Enem no Brasil; Feira de
Foto: www.correio24horas.com.br

A Bahia jogou bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. De acordo com levantamento realizado pelo CORREIO com dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), o estado ocupa a quinta posição do ranking nacional, com média de 527,9 pontos nas quatro provas objetivas — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.

A Bahia, que teve 557 escolas com notas divulgadas, ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais (veja ao lado). A média nacional foi de 522,17 pontos. As notas foram calculadas pela média de notas de todas as escolas dos estados, particulares e públicas. Ao todo, foram 14.715 escolas em todo o país.

Desmembrando a nota da Bahia entre particulares e estaduais, a vantagem das instituições privadas é gritante: 564,35 pontos contra 476,02 de média. As escolas particulares ou estaduais representam 97% das instituições do país — os outros 3% são de escolas municipais e federais.

Melhores da Bahia
Individualmente, a escola da Bahia com melhor desempenho foi o Colégio Helyos, de Feira de Santana, com média de 731,39 pontos, quase 50 pontos a mais do que o vice, o Anchieta, de Salvador (confira a tabela dos dez melhores ao lado). A escola de Feira ficou na 22ª posição no ranking individual nacional, enquanto o Anchieta foi o 139º. O melhor desempenho do país ficou com o Colégio Objetivo, de São Paulo, que obteve média de 778,51 pontos.

O Inep começou a divulgar os resultados para as escolas desde o dia 1º de dezembro. Uma das responsáveis pela coordenação geral do Ensino Médio no colégio Helyos, em Feira de Santana, cuja nota está no topo das 10 melhores da Bahia, afirma que a boa colocação vem sendo mantida desde que o primeiro ranking foi divulgado.

"O que nós tentamos fazer é um trabalho cotidiano. Não existe fórmula do sucesso. Temos uma equipe de professores, coordenadores e demais profissionais engajada. Somos uma escola pequena", explica Patrícia Moldes. O Helyos teve 47 alunos realizando Enem em 2013. Para efeitos de comparação, o vice, Anchieta, teve 367 candidatos no exame.

Ainda segundo Patrícia, a escola passou a se concentrar no Enem desde que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) adotou a prova como porta de entrada para alunos em busca de uma vaga no ensino superior.

No interior, também em Feira, o Colégio Acesso obteve média 677,42 e em Santo Antonio de Jesus, a Escola Nobre conquistou nota geral 660,53 e ficou na 10ª posição no estado.

Em Salvador, em ordem de destaque, outros cinco colégios particulares estão entre os 10 melhores: Oficina (680,88), Integral (675,98), Gregor Mendel (675,98), Marista de Patamares (672,80) e o Anglo Brasileiro (672).

Apenas uma escola pública está entre as dez que tiveram destaque no Enem de 2013. O Colégio Militar obteve média 666,59 e ficou em 9º lugar entre os 10 melhores do estado. A assessoria da Polícia Militar não localizou nenhum gestor para comentar sobre o assunto.

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) informou que ainda está analisando os números divulgados e que não poderia se posicionar sobre o rendimento das escolas estaduais até se inteirar sobre os números.

Redação
Considerando a média da prova de Redação, a Bahia ficou em quarto lugar nacional. com 554,08 pontos, somando-se a rede pública e privada. Também neste quesito, o Colégio Helyos, de Feira de Santana, obteve o melhor desempenho do estado, com nota 811,06 (11º no ranking nacional).

A melhor escola do país foi a Coleguium, de Belo Horizonte, com média de 869 pontos. Na prova de Redação, a curiosidade fica pelo destaque das escolas do interior. Das 10 primeiras colocadas, seis são de fora da capital.

Além do Helyos, se destacaram o Centro de Ensino Médio, de Teixeira de Freitas (2º colocado, com 745,71 pontos); o Nanci Lima de Freitas, de Irará (5º, 734,29), Lavoisier, de Cruz das Almas (6º, 731,00), Acesso, de Feira de Santana (8º, 726,11) e Nobre, de Santo Antônio de Jesus (9º, 721,25). As escolas de Salvador com destaque nessa lista foram o Integral (3º), Oficina (4º), Gregor Mendel (7º) e Anglo Brasileiro (10º). A média nacional da Redação foi de 536,85 pontos.

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir