Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2014

Google revela protótipo do seu primeiro carro sem condutor
Viatura de dois lugares atinge a velocidade máxima de 40 km/hora.
Google revela protótipo do seu primeiro carro sem condutor
Foto: www.publico.pt

Sete meses depois de revelar os primeiros pormenores sobre o seu primeiro carro sem condutor, o Google revelou o protótipo daquela que será uma viatura de dois lugares, que atinge a velocidade máxima de 40 km/hora e não tem volante, acelerador ou travões.

A apresentação do carro é a prenda de Natal do Google, como a própria empresa anuncia num post na página Google Self-Driving Car Project.

O protótipo é pequeno, de linhas curvas, totalmente autónomo, sem a necessidade de um condutor, e actua com base num software e sensores.

Os sensores permitem que a viatura ultrapasse os chamados ângulos mortos e detecte objectos a cerca de 180 metros de distância em todas as direcções.

No interior, nada de luxos. Dois lugares, com cintos de segurança, espaço para pequenas bagagens, botões para iniciar e interromper a viagem e um ecrã onde os ocupantes podem ir acompanhando o percurso.

Desde as primeiras revelações em Maio último, o Google desenvolveu vários protótipos, cada um desenhado para testar diferentes sistemas de uma viatura sem condutor, como a direcção e a travagem, computador de bordo e sensores.

"Agora reunimos todos esses sistemas neste veículo totalmente funcional — o nosso primeiro e completo protótipo para uma condução totalmente autónoma", anuncia o Google.

A empresa vai continuar a testar a viatura nas ruas da Carolina do Norte, Estados Unidos, estando previstos testes durante esta época festiva.

Numa entrevista ao Wall Street Journal, o director do projecto Self-Driving Car, Chris Urmson, indicou que o Google não está interessado em fabricar as suas próprias viaturas mas a tentar encontrar um parceiro com contactos com fabricantes de automóveis no sentido de comercializar um carro com a marca da empresa dentro de cinco anos.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir