Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-12-2014

Sem chuva, Sistema Cantareira volta a subir
Nos últimos três dias, choveu 80,1 milímetros na área do principal manancial de São Paulo, o que corresponde a cerca de 36% da média histórica para todo o mês de dezembro
Sem chuva, Sistema Cantareira volta a subir
Foto: www.diariodolitoral.com.br

Apesar de não ter sido registrada chuva sobre a região na terça-feira, 24, o nível do Sistema Cantareira subiu pela segunda vez consecutiva, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Nesta quinta-feira, 25, os reservatórios do manancial responsável por atender 6,5 milhões de pessoas operavam com 7,2% da sua capacidade: 0,2 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando estava com 7%.

A razão para isso foi a chamada vazão afluente, a quantidade de água que chega ao sistema. De acordo com relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), ela foi ontem de 34,17 mil litros por segundo. Ao mesmo tempo, saíram do sistema 16,96 mil litros de água por segundo. Um dia antes, a quantidade de água que chegou foi de cerca de 45 mil litros por segundo. Em dezembro, no entanto, a média diária de entrada de água no Cantareira está em 11,65 mil litros por segundo para uma saída média de 19,03 mil litros.

Nos últimos três dias, choveu 80,1 milímetros na área do principal manancial de São Paulo, o que corresponde a cerca de 36% da média histórica para todo o mês de dezembro, de 220,9 milímetros. Já a pluviometria acumulada, faltando uma semana para o fim do mês, é de 140 milímetros, ou cerca de 63% da média, segundo a Sabesp.

As chuvas têm ajudado a frear a sequência de quedas do Cantareira, que não registra perda no volume armazenado de água desde o dia 19. Na ocasião, o reservatório havia caído 0,2 ponto porcentual, de 6,9% para 6,7%. Cinco dias depois, o Cantareira voltou a crescer 0,3 ponto porcentual, passando para 7%, o que interrompeu um período de oito meses sem aumento no volume armazenado.

A última vez que o nível do reservatório teve alta havia sido no dia 16 de abril - com exceção das datas em que as duas cotas do volume morto entraram no cálculo, em maio e outubro.

Outros mananciais. O nível de outros quatro reservatórios também subiu ontem. Responsável por atender 4,9 milhões de pessoas, o Guarapiranga, o maior deles, aumentou 0,6 ponto porcentual e está com 38,9% de sua capacidade. Por sua vez, o Alto Tietê subiu 0,5 ponto porcentual e opera com 11,6%, ante 11,1% do dia anterior. O cálculo já considera os 39,4 bilhões de litros do volume morto, acrescentados no dia 14.

O Sistema Rio Grande, que está com 70,5%, foi quem teve o maior aumento no volume armazenado de água, com 1,5 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando estava com 69%. O Rio Claro também subiu 0,9 ponto porcentual, passando de 32% para 32,9%. Juntos, os mananciais abastecem 2,7 milhões. O Alto Cotia, que atende 410 mil pessoas, foi o único a registrar queda de 0,1 ponto porcentual e está com 31,4%.

Fonte: www.diariodolitoral.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir