Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-12-2014

Piauí registra 10º homicídio dentro de penitenciárias
Esperantina: detento é morto dentro de penitenciária e agentes encontram túnel cavado por presos.
Piauí registra 10º homicídio dentro de penitenciárias
Foto: www.portalodia.com

Por volta das 13 horas desta quinta-feira (25), agentes penitenciários detectaram o assassinato de um preso que estava na cela de triagem da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina. Esse é o 10º homicídio registrado dentro de penitenciárias do Piauí. Algumas horas antes, os agentes tinham encontrado um túnel dentro do pavilhão B. Os presos pretendiam empreender fuga no final da tarde de hoje.

João Francisco de Sousa foi morto pelo colega de cela, Rafael Tito de Araújo. Os homens dividiam a triagem, que é o local onde os presos são isolados por má-conduta. "Eles estavam na triagem, mas os agentes não tinham conhecimento de que eles seriam inimigos. Por isso, acreditamos que a discussão tenha acontecido no momento do crime", conta o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho. Rafael Tito, que foi preso por tráfico de drogas, confirmou o assassinato. João Francisco estava detido por furto.

Antes do crime, os agentes descobriram um túnel após reclamações de outros presos no momento do banho, pois eles alegavam que o ralo do banheiro estava entupido. "Quando os agentes foram averiguar, perceberam que era terra. Por isso, fizeram uma vistoria e foi encontrado o túnel. O buraco cavado pelos presos já estava quase chegando no lado externo da penitenciária", conta o presidente do Sinpoljuspi.

Vilobaldo finaliza denunciando que a penitenciária de Esperantina sofre com problemas de superlotação. "Sua capacidade é para 150 vagas, mas abriga 260 presos", diz.

Fonte: www.portalodia.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir