Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2014

146 profissionais brasileiros desistiram de atuar no Mais Mé
Entre os estrangeiros, apenas 35 contratados se desligaram do programa criado em 2013
146 profissionais brasileiros desistiram de atuar no Mais Mé
Foto: 180graus.com

Até o final deste ano, 146 médicos brasileiros formados no País desistiram de atuar no Programa Mais Médicos. O número representa 8% dos profissionais com essa formação e nacionalidade contratados pelo Governo Federal por meio de editais públicos. Ao todo, 193 médicos — 1,33% do total vinculado ao programa, 14.462 profissionais — abandonaram o trabalho.

O número de formados no Brasil que deixaram o programa pode ser considerado alto frente à desistência de apenas 12 médicos com diplomas emitidos no exterior e de 35 profissionais estrangeiros que participam da iniciativa por meio de cooperação com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) — cubanos entre eles.

Os dados são do Ministério da Saúde, que considerou registros de 2013, ano de criação do programa, e 2014. O órgão não explicou os motivos das desistências predominantes entre os brasileiros, mas ressaltou estarem sendo feitos esforços para aumentar o número de médicos formados no País.

A assessoria de imprensa do ministério informou que foram autorizadas, em todo o Brasil, "4.393 novas vagas de graduação, sendo 1.426 vagas em universidades públicas e 2.967 vagas em universidades privadas".

— Além disso, 39 novos cursos de medicina foram autorizados pelo Ministério da Educação, e serão abertos fora do eixo das capitais, em cidades que não contam com graduação na área, mas possuem estrutura adequada. A residência médica também recebeu significativo reforço este ano — 2.579 novas vagas já foram autorizadas.

Ainda de acordo com o órgão, até 2018, serão criadas 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e mais 12,4 mil de residência médica com foco na valorização da atenção básica e em outras áreas prioritárias para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Programa

O Programa Mais Médicos foi criado em julho de 2013 pelo governo federal com a intenção de melhorar o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) com foco na atenção básica de atendimento médico.

Até o momento, o programa levou 14.462 profissionais para 3.785 municípios e todos os 34 distritos indígenas do País, expandindo o atendimento a 50 milhões de pessoas.

Pesquisa realizada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Ibespe (pelo Instituto Brasileiro de Estudos Sociais Política e Estatística), a pedido do Ministério da Saúde, mostra a avaliação que os usuários estão fazendo do programa: 86% dos entrevistados dizem que a qualidade da assistência melhorou após a chegada dos profissionais do Mais Médicos.

Fonte: 180graus.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir