Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2014

Médico e bombeiro ensinam a soltar fogos de artifício
Segundo especialistas, fogos são mais perigosos, pois causam explosões. Mesmo assim, número de acidentes caiu. No Natal, ninguém se queimou.
Médico e bombeiro ensinam a soltar fogos de artifício
Foto: g1.globo.com

Os fogos de artifício são presença obrigatória em qualquer festa de ano novo. A dois dias da virada, muitos procuram as lojas de explosivos para deixar a festa de réveillon completa. No entanto, os bombeiros lembram que é preciso ter cuidado na hora de manusear os artefatos para não causar acidentes, como queimaduras e explosões. Segundo a equipe médica do Hospital da Restauração (HR), o alerta deu resultado no Natal, quando nenhuma ocorrência do tipo foi registrada no Recife. Mesmo assim, os médicos pedem atenção redobrada no réveillon.

Segundo o chefe da unidade de queimados do HR, Marcos Barreto, os acidentes desse tipo são mais frequentes nesta época do ano, já que os fogos são mais fortes que os utilizados em outras festividades e muitas vezes são manuseados de maneira incorreta. "Na noite de ano novo, as pessoas começam a ingerir bebida alcóolica e, no momento da virada, já estão com reflexo reduzido. É aí que mora o perigo e os acidentes acontecem, até porque os fogos do ano novo são explosivos, podem arrancar a mão, ao contrário dos fogos do São João", alerta o médico, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (29).

Entre 2012 e 2013, metade dos queimados que deram entrada no HR eram vítimas de fogos de artifício: 9 de 18. No ano seguinte, essa média caiu para 4 pacientes e 13 queimados.

Neste ano, nenhum acidente do tipo foi registrado até o momento, informou o médico do HR.
Mas, para manter o número de queimados em queda, é preciso tomar alguns cuidados na hora de manusear os fogos. De acordo com o comandante da segunda sessão de incêndios do Corpo de Bombeiros em Pernambuco, Anderson Castro, a principal recomendação é não ativar os explosivos das festas com as mãos. "Como os fogos da virada são de calibre maior, devem ser acendidos em suportes", explica.

Ainda segundo Castro, também é preciso prestar atenção na direção que os fogos vão tomar após a explosão, para que não caiam em áreas habitadas e causem incêndios. Outro erro frequente é tentar ativar fogos que aparentemente não deram certo. "Quando os fogos falham, muitos tentam resolver. Mas não se deve aproximar desses fogos, porque, quando você está mexendo, pode haver explosão. Muita gente também deixa que crianças mexam nos explosivos e isso não deve acontecer", alerta.

Cuidados

Caso ocorra algum acidente com os fogos de artifícios, as vítimas devem ser encaminhadas imediatamente para uma unidade médica de queimados. No Recife, o principal centro de referência nesse tipo de atendimento é o Hospital da Restauração (HR), localizado no Derby, área central da cidade. Se a explosão também causar um incêndio, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.

"Os fogos de artifício não causam somente queimaduras. Como são explosivos, podem arrancar dedos e causar lesões faciais e oculares. Por isso, é preciso transferir as vítimas imediatamente para uma unidade médica" explica o chefe da unidade de queimados do HR, Marcos Barreto. Mesmo assim, o médico dá dicas do que pode ser feito no caminho do hospital para não agravar o dano causado pelos explosivos. Uma das recomendações é retirar os anéis das pessoas atingidas nas mãos para evitar edemas, os quais podem comprometer os dedos queimados.

Para aliviar a dor, é recomendado colocar as queimaduras em água corrente fria e enrolá-las em panos limpos e umedecidos. "Nada de passar manteiga ou pasta de dente, pois isso só piora a situação", alerta o médico.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir