Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Companhias brasileiras perdem 46% do valor em 4 anos
Nos últimos quatro anos, o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto caiu 46,09% em dólar, ante uma queda de 31,41% das companhias da América Latina no mesmo período, segundo dados da consultoria Economatica.
Companhias brasileiras perdem 46% do valor em 4 anos
Foto: exame.abril.com.br

Parte dessa queda reflete também a desvalorização do real e de outras moedas, já que os valores são calculados em dólar. Mas boa parte também é reflexo da estabilidade ou queda dos preços das ações brasileiras em termos nominais ou reais, ou seja, se comparados à inflação.

Ibovespa, menos 55% em dólar

Como referência, o Índice Bovespa, que reúne os papéis mais negociados no mercado brasileiro, caiu 27,64% em quatro anos, passando de 69.301 pontos em dezembro de 2010 para 50.144 na sexta-feira. Em dólares, a queda é maior ainda, de 55%. Este ano, o referencial do mercado brasileiro deve fechar em queda em reais pelo segundo ao consecutivo, acumulando 8,3% de perda até sexta-feira. No ano passado, o índice recuou 15,4%. Em 2012, subiu 7,4%, pouco acima da inflação, e em 2011, caiu 18,1%.

Valor dos grupos brasileiros

Em 31 de dezembro de 2010, o valor dos grupos brasileiros correspondia a US$ 1,46 trilhão, contra os US$ 790,8 bilhões registrados no último dia 26, uma baixa de US$ 676,1 bilhões.

Na comparação com empresas dos Estados Unidos, no fim de 2010, o valor de mercado das empresas do Brasil era próximo ao de seis companhias americanas, algo em torno de US$ 1,48 trilhão. Em 26 de dezembro deste ano, o valor de mercado das empresas brasileiras é equivalente ao valor de mercado de duas empresas dos EUA (Apple e Philips Morris), que juntas valem US$ 797,9 bilhões.

Veja o valor de mercado das empresas brasileiras x empresas dos EUA:

31/12/2010 Em bilhões (US$) 26/12/2014 Variação
Brasil 1.467,0 790,8 -676,1
Exxon Mobil 368,7 Apple 668,5
Apple 295,9 Philip Morris 129,4
Microsoft Corp 238,8
Berkshire Hathaway 198,3
General Electric 194,9
Wal Mart Stores 192,1
Total 1.488,7 Total 797,9
América Latina

Na contramão, o segundo mercado mais importante da região, o México, valia US$ 510,9 bilhões em 2010, contra US$ 542 bilhões este ano. As empresas mexicanas continuaram equivalentes ao valor de mercado de duas empresas dos EUA.

No Chile, a queda foi de 32,97% do seu valor de mercado. Entre 2010 e 2014, as empresas chilenas deixaram de valer duas empresas americanas para apenas uma companhia. Colômbia, Argentina e Peru também tiveram seu valor de mercado equivalente a uma empresa dos EUA.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir