Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Segurança e serviços serão reforçados para Réveillon no Rio
PM terá 33% a mais de efetivo em Copacabana do que em 2013. Trânsito também terá mudanças para esta quinta-feira (31).
Segurança e serviços serão reforçados para Réveillon no Rio
Foto: g1.globo.com

Para que a festa da virada para 2015 ocorra da forma mais segura e ordeira possível, a Polícia Militar reforçou seu efetivo e criou novos dispositivos para evitar a presença de armas de fogo. Já a prefeitura terá representantes de diversas secretarias para fornecer ao público serviços de limpeza e de trânsito para a esta quarta-feira (31).

A novidade para a virada de 2014 para 2015 na segurança será um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC) que ficará na Praia de Copacabana e, de acordo com a polícia, será capaz de identificar armas de fogo por meio de uma câmera especial, que registra imagens por meio do calor de objetos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pela Polícia Militar.

O Centro Integrado ficará em um caminhão com 8 computadores que receberão imagens de helicópteros, de carros da PM e da Cet-Rio. O efetivo da Polícia Militar que vai atuar no estado aumentou em relação a 2013. Este ano, serão 15.441 policiais, 25% a mais em relação ao ano passado. Somente em Copacabana, serão 1.729, 33% a mais que em 2013.

A PM vai atuar em apoio à Cet-Rio em 29 pontos de bloqueio e desvio de trânsito em Copacabana. Neste ano, 114 carros da polícia ficarão na orla, ano passado foram 89. Na estação do metrô Arcoverde, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) vai reforçar o policiamento com 8 PMs e 6 cães.

O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) reforçará o patrulhamento com 65 policiais, nove viaturas e 20 bicicletas. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ficará de prontidão.

A PM também pretende reforçar o policiamento nas comunidades que possuem Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) com 1325 policiais. Nas rodovias, 78 PMs reforçarão o efetivo e nas vias especiais, serão 68.

"Operação Praia"
A Operação Praia também será reforçada entre os dias 31 de dezembro e 4 de janeiro. Serão 1.354 homens atuando nas orlas de Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio.

Em Botafogo e no Aterro do Flamengo, o policiamento será realizado com 306 policiais militares e 30 viaturas. Na Zona Oeste, 375 policiais vão garantir a segurança da população, com o apoio de 28 viaturas, na orla da Barra da Tijuca e Recreio. Na Pedra de Guaratiba e Praia do Recôncavo, 252 policiais e 25 viaturas farão o patrulhamento.

Em Ramos, 279 policiais e 23 viaturas estarão distribuídos no policiamento do Réveillon no Piscinão. Na Ilha do Governador, serão 119 PMs e 10 viaturas. A festa no Parque Madureira terá o apoio de 237 homens e 27 viaturas. Em Niterói, 425 policiais militares e 69 viaturas serão empregados. A Região dos Lagos terá o efetivo de 876 PMs e 116 viaturas.

Trânsito
A Prefeitura montou um esquema especial de trânsito para o Réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio. As alterações na Avenida Atlântica começam na manhã do dia 31, com o fechamento da pista junto à orla a partir das 7h.

A pista mais próxima dos prédios terá mão invertida às 7h e também será fechada às 15h. Os bloqueio para entrada no bairro começa às 18h para os carros de passeio, incluindo moradores. Táxis, ônibus e veículos crecendiados podem entrar até as 22h, quando o trânsito ficará restrito apenas a veículos de serviço como ambulâncias e carros da polícia. O acesso será totalmente liberado às 5h. As pistas junto à orla de Ipanema e Leblon, na Zona Sul, serão fechadas a partir das 18h do dia 31. As do Aterro do Flamengo fecharão a partir das 20h do dia 31.
Para quem quer acompanhar a festa e não mora na região, a prefeitura faz uma série de recomendações para o deslocamento.

Supervia
A concessionária dos trens do Rio irá disponibilizar mais de 26 mil lugares adicionais na madrugada de quinta-feira (1), com 11 viagens extras a partir de 3h nos ramais de Saracuruna e Japeri e às 3h30 no ramal de Santa Cruz. As estações Central e Madureira estarão abertas a partir das 2h30 e 3h, respectivamente. As outras estações funcionarão apenas para desembarque de passageiros.

No ramal Japeri, as viagens saem às 3h, 4h, 5h e 5h30. Já os do ramal Santa Cruz saem às 3h30, 4h30, 5h15 e 5h45.

Ordem Pública
A Guarda Municipal já havia começado a operação Réveillon desde o dia 26 de dezembro. Serão 5305 agentes, entre homens da GM e Fiscais de Controle Urbano. Na quinta-feira (1), serão 1825 agentes, divididos em dois turnos.

Serão instaladas ainda em Copacabana 59 barreiras para a contenção de ambulante, espalhadas pelo bairro. Serão utilizadas ainda 67 viaturas e 15 reboques.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema especial de atendimento para o Réveillon: cinco postos médicos, com 220 profissionais de saúde, estarão a postos para atender a população. Mais de 40 ambulâncias estarão disponíveis para levar às 43 unidades de saúde que estarão atendendo no momento do Réveillon.

Entre elas, o Hospital Miguel Couto, na Gávea, estão o Hospital Souza Aguiar, no Centro, o Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio, e o Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. As Unidades de Pronto Atendimento do Alemão, na Zona Norte, Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos, Cidade de Deus, Engenho de Deus, Madureira, Costa Barros, Senador Camará, Sepetiba, Magalhães Bastos e Rocha Miranda também estarão à disposição.

Limpeza Urbana
A Comlurb disponibilizará 89 sopradores, 100 vezes mais eficientes que uma vassoura, para remover a areia das pedras portuguesas, além de 80 agentes para realizar a coleta seletiva do lixo durante o evento, a partir das 21h do dia 31.

A partir das 6h do dia 1, toda a orla do Rio receberá 3220 trabalhadores, 2240 contâineres e 371 viaturas para fazer a limpeza de Copacabana, Sepetiba, Guaratiba, Ilha do Governador e Piscinão de Ramos. Só Copacabana receberá 1289 trabalhadores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir