Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

PETROBRAS BLOQUEIA 23 EMPRESAS CITADAS NA LAVA JATO GRUPOS N
Grupos não poderão ser contratados pela estatal nem participarão de licitações temporariamente
PETROBRAS BLOQUEIA 23 EMPRESAS CITADAS NA LAVA JATO GRUPOS N
Foto: epocanegocios.globo.com

A Petrobras enviou nesta segunda-feira (29/12) um comunicado ao mercado afirmando que aplicou temporariamente um bloqueio cautelar de 23 empresas citadas como integrantes de cartel na Operação Lava Jato. Elas não poderão ser contratadas ou participar de licitações da Petrobras.

Os grupos foram citados nos depoimentos do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, do doleiro Alberto Youssef, Julio Julio Gerin de Almeida Camargo (Grupo Toyo) e Augusto Ribeiro de Mendonça Neto (Grupo Setal). No comunicado, a estatal afirma que teve acesso aos depoimentos no início de dezembro.

"A adoção de medidas cautelares, em caráter preventivo, pela Petrobras tem por finalidade resguardar a Companhia e suas parceiras de danos de dificil reparação financeira e de prejuizos a sua imagem. A Companhia notificará as empresas do bloqueio cautelar e respeitará o direito ao contraditório e a ampa defesa", informa o comunicado.

As empresa bloqueadas são Alusa, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Carioca Engenharia, Construcap, Egesa, Engevix, Fidens, Galvão Engenharia, GDK, IESA, Jaraguá Equipamentos, Mendes Junior, MPE, OAS, Odebrecht, Promon, Queiroz Galvão, Setal, Skanska, TECHINT, Tomé Engenharia e UTC.

A estatal também aprovou a constituição de Comissões para Análise de Aplicação de Sanção (CAASE), levando em consideração também "a fase 7 da Operação Lava Jato, deflagrada em 14 de novembro de 2014, com a prisão de executivos e ex-executivos de empresas e o recebimento pelo Poder Judiciário, entre 12 e 16 de dezembro de 2014, das denúncias feitas pelo Ministério Público Federal (ações penais) por crimes em desfavor da Petrobras".

Fonte: epocanegocios.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir