Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Corpos de casal morto com raio em Praia Grande são velados
Coronel aposentado e a mulher são velados em hospital da Polícia Militar. Oito pessoas foram atingidas por descarga elétrica nesta segunda-feira (29)
Corpos de casal morto com raio em Praia Grande são velados
Foto: g1.globo.com

Os corpos de duas das quatro pessoas que morreram na tarde desta segunda-feira (29) em decorrência da queda de um raio na Praia Grandex, no litoral de São Paulo, estão sendo velados no Centro Médico da Polícia Militar no Tremembé, Zona Norte de São Paulo. As informações são do SPTV.

O velório do coronel aposentado da Polícia Militar Zenildo Tadeu Vieira, de 69 anos, e a mulher dele, Andrea Boaretto, de 41 anos, é reservado à família. A sobrinha do casal Kátia Boaretto e seu marido, Luciano D’Alessandro, também morreram, e são velados em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Além dos mortos, quartro pessoas foram atingidas pela descarga e uma delas segue internada em estado estável.

Exames feitos pelo Instituto Médico Legal (IML) de Santosx, no litoral de São Paulo, constataram que Kátia Boaretto não estava grávida. A gravidez havia sido informada anteriormente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Prefeitura de Praia Grande.

Causas

Segundo o Corpo de Bombeiros, foi o guarda-sol usado pelos banhistas que atraiu o raio que os atingiu na praia. Os raios se formam quando partículas de gelo se chocam, gerando eletricidade. Na maioria dos casos, a descarga ocorre em direção ao solo com uma intensidade típica de cerca de mil vez a intensidade de um chuveiro.

Chuva em São Paulo

Um levantamento feito pelo grupo de eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que durante a tempestade que caiu na capita paulista na madrugada de segunda-feira (29) foram registrados 359 raios.

De 2000 e 2013, 269 pessoas morreram atingidas por raios em São Paulo. Segundo o Inpe, trata-se do estado com maior número de mortes no Brasil.

No começo deste ano, uma mulher morreu atingida por um raio em Guarujá. No mês passado, três moradores de rua que descansavam encostados em uma árvore morreram durante uma tempestade na Zona Leste.
Vídeo

O internauta Marcelo Vianna estava no local e fez imagens da equipe do Corpo de Bombeiros tentando reanimar as vítimas. O flagrante mostra a ação dos homens da corporação, que tentam fazer massagem cardíaca, e várias pessoas em volta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir