Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Posse de Dilma deve reunir 30 mil pessoas na Esplanada
Os preparativos para a posse presidencial j� come�aram na Esplanada dos Minist�rios, no Congresso Nacional e no Pal�cio do Planalto.
Posse de Dilma deve reunir 30 mil pessoas na Esplanada
Foto: tribunadonorte

O roteiro do evento de quinta-feira (1�) inclui desfile em carro aberto, cerim�nia no Congresso, discurso ao povo no Pal�cio do Planalto, posse de ministros e termina com uma recep��o no Pal�cio Itamaraty.

�s 14h30, a presidenta Dilma Rousseff deve sair do Pal�cio da Alvorada, resid�ncia oficial, e seguir em carro fechado at� a Catedral Metropolitana de Bras�lia, no come�o da Esplanada dos Minist�rios de onde iniciar�, �s 14h45, o percurso no Rolls-Royce presidencial at� o Congresso Nacional.

O trajeto ser� acompanhado por batedores e pela cavalaria do Batalh�o da Guarda Presidencial. O vice-presidente da Rep�blica, Michel Temer, tamb�m far� o percurso em carro aberto. As vias estar�o protegidas por grades e a popula��o poder� saudar a presidenta por todo o trajeto at� a rampa do Parlamento.

Na chegada ao Congresso, prevista para as 15h, Dilma e Temer ser�o recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e seguir�o para o plen�rio da C�mara dos Deputados. A presidenta e o vice far�o o compromisso constitucional perante os parlamentares e assinar�o o Termo de Posse. Em seguida, o Hino Nacional ser� executado e Dilma far� um discurso. A estimativa � que o rito dentro do Congresso dure cerca de 45 minutos.

Na sa�da do Parlamento, Dilma receber� honras militares com salva de 21 tiros de canh�o antes de seguir para o Pal�cio do Planalto, do outro lado da rua. A presidenta entrar� na sede do Executivo pela rampa principal e seguir� para o parlat�rio, onde falar� ao povo por volta de 16h30. O p�blico poder� acompanhar o discurso da Pra�a dos Tr�s Poderes.

Ap�s o discurso, Dilma vai par o Sal�o Leste do Pal�cio do Planalto onde recebe com o vice os cumprimentos de chefes de Estado e de Governo que vir�o � Bras�lia para a posse. No Sal�o Nobre, a presidenta dar� posse aos 39 ministros de sua equipe, e, em seguida, no Sal�o Oeste do pr�dio, posa para fotos oficiais.

No fim das solenidades no Pal�cio do Planalto, Dilma e Temer descer�o a rampa e ir�o para o Pal�cio Itamaraty, sede do Minist�rio das Rela��es Exteriores, para uma recep��o com convidados, marcada para as 18h30.

Para o p�blico que for � Esplanada e � Pra�a dos Tr�s Poderes, a festa continuar� com shows de artistas populares contratados pelo PT, partido da presidenta, que organiza caravanas para atrair militantes para a posse. A estimativa do partido � que cerca de 30 mil pessoas compare�am ao evento.

O esquema de seguran�a ter� 4 mil agentes das For�as Armadas, das pol�cias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Tr�nsito do Distrito Federal. Al�m de controles de acesso � Esplanada, o esquema inclui observadores no alto dos pr�dios dos minist�rios e o controle do espa�o a�reo. Todos os passos da cerim�nia de posse foram ensaiados no domingo (28).

S�o esperadas para a posse de Dilma delega��es de 60 pa�ses e 27 chefes de Estado e de Governo, entre eles, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; os presidentes do Uruguai, Jos� Mujica; da Venezuela, Nicol�s Maduro e do Chile, Michelle Bachelet.


Fonte: tribunadonorte
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir