Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Consumo de energia na indústria recua 4,5% em relação a 2013
Conforme a Resenha Mensal de Energia Elétrica elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em novembro, o consumo de energia pela indústria brasileira caiu 4,5% em relação ao mesmo mês de 2013, mas, ainda assim, manteve-se acima de 15 mil GWh. Con
Consumo de energia na indústria recua 4,5% em relação a 2013
Foto: ultimoinstante.com

O setor metalúrgico, que engloba siderurgia e metalurgia do alumínio, é o segmento industrial que mais demanda energia no país. O setor tem sofrido com os baixos preços de seus produtos no mercado internacional. Principalmente em decorrência deste fator, a produção tem caído continuamente. Em novembro, a produção de laminados recuou 8,5% (dados do Instituto Aço Brasil) e a de alumínio primário 31,4% (dados da ABAL).

Como consequência, o consumo de energia nesse setor vem apresentando contínua queda ao longo do ano, afetando a demanda da indústria como um todo e de alguns estados em particular. No Maranhão, o consumo industrial caiu 44% no mês, em Minas Gerais, 11,4% (sendo de 28,1% a queda do consumo no setor metalúrgico) e no Rio de Janeiro, 6,4% (sendo de -15,3% a variação no setor metalúrgico). No Pará, o recuo de 6,5% na demanda de energia do setor metalúrgico foi compensado pelo aumento de 31,8% do consumo no setor extrativo mineral, resultando em aumento de 0,8% no consumo industrial de energia no estado.

O setor de produtos alimentícios é o segundo no ranking nacional do consumo industrial de energia. As estatísticas do consumo mostraram resultados variados: crescimento de 10,9% no Paraná e de 5,9% no Rio Grande do Sul, estabilidade em São Paulo (+0,2%) e retração de 2,2% em Minas Gerais.

O consumo de energia no setor automobilístico recuou 9,6% acompanhando a queda na produção de veículos, de 9,7% em novembro (dados da ANFAVEA), com as maiores reduções observadas no Paraná (11,7%), Rio Grande do Sul (9%), São Paulo (8,2%) e Minas Gerais (4,6%). A queda do consumo de energia deste segmento no Paraná foi compensada pelo aumento do consumo no setor alimentício (já apontado), fazendo com que a demanda industrial total no estado tenha crescido 3% em novembro.

O consumo de energia do setor químico como um todo apresentou crescimento de 1,1% graças à expansão de 17,7% anotada em Minas Gerais e de 28,3% em Alagoas. Mas, houve queda de 2,6% na demanda de energia do setor em São Paulo e de 14,5% no Rio Grande do Sul. Em Alagoas, esse setor representa 76% da demanda industrial de energia; neste estado, o consumo total da indústria local cresceu 21,3%.


Fonte: ultimoinstante.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir