Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2014

Exército estende ocupação na Maré
A Força de Pacificação no Complexo da Maré estendeu sua presença na região até março de 2015, quando então terá início uma substituição gradual pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Exército estende ocupação na Maré
Foto: portal.tododia.uol.com.br

A prorrogação foi anunciada ontem pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e pelo governador do Estado, Luiz Fernando Pezão. Já no próximo mês, 100 policiais militares serão integrados ao efetivo de segurança na Maré. Atualmente, há 2,5 mil homens das Forças Armadas.

O efetivo estava no Complexo da Maré desde abril deste ano e, após duas prorrogações, teve sua presença mantida até 31 de dezembro. A pedido de Pezão, a presidente Dilma Rousseff autorizou a permanência por mais seis meses.

"A gente só consegue avançar no combate à criminalidade no Rio de Janeiro com essa colaboração", disse o governador.

De acordo com o cronograma previsto, em abril, 300 homens das forças federais serão retirados da área. Em maio haverá uma nova redução, até que a Polícia Militar do Rio assuma totalmente o local, a partir de junho.

Esse escalonamento será definido em protocolo a ser assinado no início de janeiro, entre o Estado e os ministérios da Justiça e Defesa. "Temos uma parceria muito sólida com o Rio de Janeiro", elogiou Cardozo.

Chefe do Estado maior conjunto das Forças Armadas, o general José Carlos de Nardi lembrou que a prioridade do efetivo federal não é a segurança pública.

"É importante que a Polícia Militar e a segurança do Estado assumam sua responsabilidade. Por isso estamos ficando até junho, para que haja um período em que pouco a pouco vamos passando a responsabilidade ao Estado", afirmou.

Essa será a terceira prorrogação da permanência da Força de Pacificação no Complexo da Maré.

Fonte: portal.tododia.uol.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir