Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2014

Bombeiros e profissional do ramo explica como usar fogos
Na virada do ano comemorada de hoje para amanhã, os fogos de artifício dão brilho e alegria às festas e muitos umuaramenses já adquiriram os artefatos. Porém, as pessoas devem ficar atentas para o perigo ao soltar os fogos.
Bombeiros e profissional do ramo explica como usar fogos
Foto: www.ilustrado.com.br

Por conta disso, o jornal Umuarama Ilustrado entrevistou o tenente Wilian Rodrigo Marques, do Corpo de Bombeiros de Umuarama, que aconselha como evitar os imprevistos.
Conforme o tenente, o cuidado deve começar ainda na revendedora, que deve ser credenciada. É importante checar a procedência do material: fabricante, selo de Inmetro e armazenamento podem fazer diferença no funcionamento dos rojões e demais fogos de artifício. "A recomendação é para que apenas adultos manuseiem e que a pessoa evite consumo de bebidas alcoólicas para diminuir os riscos. Antes de soltar os fogos leia atentamente e siga as instruções do fabricante identificada na caixa", explicou Marques.

Ainda segundo o bombeiro, é nas comemorações de fim de ano que ocorrem o maior índice de acidentes devido à falta de cuidados, incluindo as explosões com bombas. Geralmente pessoas perdem dedos e até a mão dependendo da gravidade do acidente. Mas o tenente ressaltou que devido às campanhas explicando o perigo, no ano passado apenas uma ocorrência neste sentindo foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Umuarama.
Experiência no assunto
O profissional Adelso José Felisberto, proprietário de uma casa de fogos, explica que a maneira correta de utilizar esses equipamentos é procurar um lugar aberto, não lançar em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidades. Próximo de residências também não é aconselhável, relata Felisberto. "Caso estiver com pessoas próximas, peça-as para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém", acrescenta.
Entre as regras, o segredo é nunca segurar os fogos de artifício com as mãos. O correto é prender o rojão em uma armação, cerca ou muro, e não ficar próximo na hora de acender.
O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras, lesões com lacerações, cortes, amputações dos membros superiores, lesões de córnea ou perda da visão. E para evitar qualquer tipo de transtorno, é importante usar os prolongamentos e bases de lançamento que são comercializados junto com os fogos. "É muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não aplicam os fogos de forma correta", alerta.

Procura

Felisberto acredita que este ano o consumo deve superar do ano passado e que até hoje 85% da população vai adquirir um foguete ou bateria coloridos, pois deixam o ambiente mais alegre. "Se não empatar com o ano passado teremos um leve aumento nas vendas comparadas ao ano passado. É importante destacar que nem sempre os acidentes ocorridos com fogos se devem a problemas de qualidade do produto e sim pela má utilização por parte do usuário", empresárias.

Fonte: www.ilustrado.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir