Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2014

Cubana Yoani Sánchez diz que marido foi solto em Havana
Yoani Sanchez: ela agradeceu aos simpatizantes pelo apoio.
Cubana Yoani Sánchez diz que marido foi solto em Havana
Foto: exame.abril.com

Havana - A blogueira cubana de oposição Yoani Sánchez disse que seu marido foi libertado pelas autoridades durante a noite, mas que vários dissidentes ainda estão sob custódia nesta quarta-feira, um dia depois que foram presos, um movimento condenado pelos Estados Unidos.

As detenções na capital cubana foram a repressão mais significativa à oposição na ilha comunista desde que Havana e Washington concordaram em 17 de dezembro em restabelecer os laços diplomáticos e encerrar mais de 50 anos de hostilidade.

Yoani, que disse que seu marido Reinaldo Escobar tinha sido levado algemado junto a outro ativista, afirmou que ele voltou para casa durante a noite.

Ela agradeceu aos simpatizantes pelo apoio, mas disse que vários dissidentes ainda estavam presos.

"É 31 de dezembro e há famílias que não podem comemorar juntas", escreveu Sánchez no Twitter. "Nós continuamos a protestar em nome daqueles que ainda estão na prisão."

Cerca de 12 ativistas foram levados por agentes da polícia, enquanto outros foram orientados a não sair de suas casas, disse Elizardo Sánchez, líder de uma comissão de direitos humanos dissidente que monitora essas detenções.

A atitude das autoridades cubanas na terça-feira ocorreu antes de um evento aberto na Praça da Revolução, na capital, em que os ativistas falariam em microfones sobre suas visões de Cuba.

Fonte: exame.abril.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir