Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2015

Novo ministro diz que quer "curtir" Brasília de moto
Carlos Gabas recebeu cargo de Garibaldi Alves na Previdência Social. Servidor de carreira do INSS, ele já levou Dilma para passear de moto.
Novo ministro diz que quer
Foto: g1.globo.com

O novo ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou nesta sexta-feira (2), depois de receber o cargo do antecessor, Garibaldi Alves, que está à disposição da presidente Dilma Rousseff para passeios de motocicleta por Brasília.

Entre os hobbies do novo ministro, está a paixão por motos. Dono de uma Harley Davidson, Gabas já levou Dilma algumas vezes na garupa para dar voltas por Brasília.

Durante o seu discurso de posse nesta sexta, Gabas chegou a ser interrompido pelo ex-ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), que brincou: "Nunca uma carona de moto rendeu tanto". Gabas rebateu dizendo que outros ministros já tinham comentando com ele que também iriam se prontificar a levar a presidente na garupa. "Desculpa, mas quem leva a presidente sou eu", respondeu o novo titular da Previdência, provocando risos na plateia.

"Eu gosto muito de andar de moto e ela também. O dia em que ela me convocar, eu estarei ali para andar com ela, porque, como ela mesma diz, olhar Brasília da garupa de uma moto é bastante diferente, é um olhar diferente, de liberdade", disse. "Espero que ela volte a andar e nós vamos curtir Brasília de moto", afirmou Gabas na quinta, após a posse de Dilma.

A cerimônia de transmissão de cargo para Gabas foi realizada no auditório da sede do ministério, em Brasília. Participaram do evento os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Ricardo Berzoini (Comunicações), Arthur Chioro (Saúde) e Luís Adams (Advocacia-Geral da União), além dos ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Paulo Bernardo (Comunicações), que deixam o governo.

Gabas, que até então era secretário-executivo da pasta, já havia ocupado o cargo de ministro interinamente durante oito meses em 2010, no último ano de mandato do ex-presidente Lula.

Aos 49 anos, ele será o primeiro servidor de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a se tornar ministro da Previdência.

Filiado ao PT há mais de 25 anos, ele coordenou, em 2006, o grupo de trabalho responsável pela elaboração do programa de governo do PT na área de previdência social durante a campanha à reeleição do presidente Lula.

Gabas é formado em ciências contábeis pela Faculdade Católica Salesiana de Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, onde nasceu. Ele também é pós-graduado em gestão de sistemas de seguridade social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha).

O novo ministro ingressou no serviço público em 1986, no extinto Iapas, que, junto com o INPS, deram origem ao atual INSS.

Em 2003, Gabas foi convidado pelo então ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, para ser superintendente estadual do INSS em São Paulo. Em 2005, foi nomeado secretário-executivo do ministério.

Durante esse período, ele participou da criação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Em 2012, foi eleito vice-presidente da Organização Iberoamericana de Seguridade Social (OISS).
Garibaldi Alves

Na sua despedida, Garibaldi Alves fez um discurso bem humorado e contou que, quando assumiu como ministro, foi informado pelo então ministro Antonio Palocci que teria de levar Gabas para a pasta para "o bem da sua permanência".

"Manda quem pode e obedece quem tem juízo", brincou Alves. E continuou: "O Gabas aqui ficou quatro anos, numa função nobre, de vigia. (...) E ele se preparou e eu fiquei na saudade."

O ex-ministro, porém, disse que não havia sido abandonado pela presidente, mas pelo seu partido, o PMDB. "Fui abandonado pelo meu partido, que não quis mais o Ministério da Previdência."

Alves lembrou que, quando assumiu, disse que a pasta "era um abacaxi", mas que hoje sai "chorando". Ele agradeceu até o pessoal da copa e disse que os funcionários irão ter uma folga grande, porque, segundo ele, Gabas nunca almoça no ministério. "Ele vai almoçar com a sra. Polyana, a sua polícia", afirmou, referindo-se à mulher de Gabas, que estava na plateia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir