Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2015

Nível do Sistema Cantareira volta a cair
Depois de abrir o ano de 2015 com o nível estável, o Sistema Cantareira voltou a registrar queda nesta sexta-feira
Nível do Sistema Cantareira volta a cair
Foto: circuitomt.com.br

Depois de abrir o ano de 2015 com o nível estável, o Sistema Cantareira voltou a registrar queda nesta sexta-feira e opera com 7,1% de sua capacidade total, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). A queda é de 0,1 ponto percentual em relação a ontem, quando o nível do sistema estava em 7,2%.

O Sistema Cantareira é o principal reservatório da região metropolitana de São Paulo, responsável pelo abastecimento de água de 6,5 milhões de pessoas.

O nível do Sistema Alto Tietê, onde a situação também é crítica, também registrou queda de 0,1 ponto percentual hoje, passando de 12,1% para 12%. O Alto Tietê é responsável pelo abastecimento de 4,5 milhões de pessoas, moradores das zona leste da capital paulista e da Grande São Paulo.

Ontem, depois de evitar o tema da crise da água em seu discurso de posse na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o governador reeleito, Geraldo Alckmin (PSDB), disse, durante cerimônia de posse de seu novo secretariado no Palácio dos Bandeirantes, que o Estado passa pela "pior crise hídrica da história" e agradeceu - e pediu empenho - aos paulistas pelo enfrentamento do problema.

"Ser paulista é enfrentar os desafios com trabalho, união e solidariedade, como estamos enfrentando a pior crise hídrica de nossa história", disse o tucano.

Nova gestão
A Sabesp mudará de gestão em 2015, conforme anunciado ontem pelo novo secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga. No lugar de Dilma Pena, que ocupava o cargo desde 2011, assumirá o engenheiro civil Jerson Kelman.

Ele, que presidiu a Agência Nacional de Águas (ANA), aguarda a posse no Conselho de Administração da companhia, que ainda não tem data prevista.

Fonte: circuitomt.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir