Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2015

Dilma recebe líderes mundiais em primeiro dia de mandato
A presidente Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta sexta-feira, 2, com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A primeira manhã de trabalho do segundo mandato foi focada em trabalhar as relações internacionais de seu governo. Além do presidente Venez
Dilma recebe líderes mundiais em primeiro dia de mandato
Foto: atarde.uol.com.br

Maduro, que estava presente na cerimônia de posse, disse na reunião que os dois governos pretendem ampliar a cooperação em áreas como indústria e tecnologia, no âmbito bilateral e do Mercosul.
"Já há iniciativas no campo alimentar, no campo farmacêutico e em outros que vão se abrir. Vamos dinamizar toda a agenda, sobretudo da cooperação econômica, industrial, tecnológica, agrícola, agroalimentar. Temos uma base muito bem construída durante 12 anos desse novo tipo de relacionamento entre Brasil e Venezuela", avaliou, ao deixar o Palácio do Planalto.
Segundo ele, os governos do Brasil e da Venezuela devem retomar as reuniões periódicas que haviam nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, morto em 2013.
Maduro disse que agradeceu a Dilma pelo apoio do governo brasileiro em relação às novas sanções impostas pelos Estados Unidos contra a Venezuela. No começo de dezembro, o Senado americano aprovou uma lei com medidas como o congelamento de ativos e a rejeição da concessão de vistos para pessoas ligadas ao Executivo da Venezuela. As sanções foram criticadas pelo Mercosul e pela União de Nações Sul-Americanas.
O venezuelano comentou ainda que teve um encontro "cordial" com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, antes da posse de Dilma. "Nos cumprimentamos como deve ser, no ambiente que deveria haver sempre, de respeito. O que já havíamos pedido mil vezes aos Estados Unidos em público e privado, uma relação de respeito, mais nada". Maduro disse que a Venezuela tem um governo "admirado e apoiado" em todo o continente e que os Estados Unidos precisam respeitar sua gestão.
"Creio que ele [Biden] se deu conta, no tempo que aqui esteve, que temos uma relação de cordialidade, de irmandade dentro da diversidade. É a grande virtude da América do Sul: as distintas posições políticas, os distintos projetos hoje convivem, trabalham de maneira cooperativa. Na América do Sul cabemos todos. E creio que os americanos devem entender isso", avaliou.

Fonte: atarde.uol.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir