Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2015

Pezão inaugura mini-UPP e diz que segurança não é problema a
Morro do Banco, no Itanhangá, ganhou a 5ª Companhia Destacada do 31º Batalhão
Pezão inaugura mini-UPP e diz que segurança não é problema a
Foto: www.jb.com.br

O Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (02) a 5° Companhia Destacada, do 31° BPM (Recreio), que fica no Morro do Banco, no bairro do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio. Criada com o objetivo de aproximar a polícia da população e reforçar a segurança na área, a nova unidade contará com um efetivo de 80 policiais militares e oito viaturas. Aproximadamente 21 mil moradores serão beneficiados pela instalação, que será comandada pelo primeiro-tenente Anderson Colombo da Costa.

Presente à solenidade, o governador Luiz Fernando Pezão destacou a importância do apoio da população e das prefeituras no combate à criminalidade e lembrou que segurança pública não é um problema apenas do Estado, mas de todos.

"Esse é um trabalho muito compensador, mas difícil. O problema da segurança pública não é só da polícia. É importante a parceria dos moradores e das comunidades porque sem ela não conseguimos avançar. Por isso agradeço à parceria com essa ONG do Itanhangá. Sem isso não teríamos conseguido avançar. Quem dera se em todos os lugares tivéssemos o apoio dos moradores como dessa vez. Não podemos deixar as comunidades crescerem desordenadamente, não há contingente de polícia para dar vazão a isso tudo, e não vai ser a PM que vai conseguir resolver esse problema sozinha. Precisamos de muita parceria, das prefeituras e das comunidades. Não adianta ficar criticando e praguejando a polícia. Esses homens dão a vida para levar a paz a territórios que estavam abandonados. Não vão contar comigo para ficar fazendo critica fácil à PM. Precisamos dar condição de trabalho, ajudar, ver no que a população pode ajudar e as prefeituras também. Segurança pública não é um problema só do Estado, é um problema de todos. E a segurança pública é fundamental para trazer desenvolvimento e para continuar atraindo investimentos para o estado", disse Pezão.

A 5° Companhia Destacada fica na rua Jardim do Seridó, 200, no Itanhangá, em um endereço que pertencia à ONG SOS Alerta. O espaço foi cedido ao Governo do Estado, em regime de comodato.

Durante a inauguração, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, alertou que o crescimento desordenado de favelas com unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) tem exigido reforços no contingente.

"A gente tem que colocar 100 policiais, mas, daqui a seis meses, tem que colocar 150, 200, um batalhão, e assim sucessivamente, e tudo retorna ao conceito inicial de polícia. E a polícia vai se esgotar em si própria", disse o secretário. Ele apontou que o problema é mais acentuado nas comunidades com UPPs na zona sul, como o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo. "Familiares trazem parentes para essas áreas. É um lugar central, interessante, onde tem geração de empregos", salientou.

Para o secretário, é preciso pensar em ações de urbanização, como construção de moradias, e não apenas remover as pessoas das comunidades. "A desordem urbana é potencialmente uma trincheira para os marginais e para esconderem armas. Um único marginal [nessa situação] pode causar nas pessoas uma sensação de intranquilidade muito grande", disse Beltrame. De acordo com ele, algumas UPPs tiveram que receber reforço de mais um terço do contingente inicial, por causa do crescimento desordenado.

Ao fim da cerimônia de inauguração, o secretário disse que muitas companhias destacadas de policiamento (CDPs), como a inaugurada no bairro do Itanhangá, serão entregues à população. Diferentemente das UPPs, as CDPs são vinculadas aos batalhões da região e contribuem para descentralizar o poder, segundo o secretário. "O morador vai ter um policiamento permanente, assim como tem UPP", enfatizou, apontando que as UPPs são instaladas em comunidades com características específicas, que levam em conta o poderio bélico dos criminosos e o número de suspeitos prevista pela Secretaria de Segurança.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir