Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2015

Avaliação do professor será feita por opção dele
Novo piso salarial do professor será anunciado nesta quarta-feira (7). Ministro deu entrevista ao vivo para o Bom Dia Brasil.
Avaliação do professor será feita por opção dele
Foto: g1.globo.com

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, disse nesta segunda-feira (5) em entrevista ao vivo para o programa Bom Dia Brasil que pretende avaliar os professores, mas que qualquer ação deverá ser feita por opção própria.

"Qualquer ação que tenha por objetivo avaliar professores, ela deverá ser feita por opção do professor, e aí deve-se imaginar alternativas, estímulos que levem os professores a fazerem esse tipo de avaliação", afirmou. Ele cogitou ainda desengavetar uma proposta do ex-ministro Fernando Haddad que funcionaria como uma espécie de Enem para professores.

O ministro disse que pretende fazer com que as avaliações, feitas de dois em dois anos, sejam aplicadas anualmente.
Cid informou ainda, que o reajuste do novo piso salarial da categoria, hoje em R$ 1.697, vai ser anunciado nesta quarta-feira (7). "Poucos lugares não pagam o piso, como Rio Grande do Sul. Vamos ter de conversar com os estados."

Ensino médio
Cid Gomes afirmou que vai promover a revisão do currículo do ensino médio ao longo de seu mandato e criar mais vagas em tempo integral. "O ensino médio é, sem dúvida, o setor da educação que tem os piores resultados e ainda tem um desafio de acesso. Temos de imaginar alternativas de currículos diferenciadaos. Algumas disciplinas que sejam base do currículo e outras que possam ser opcionais, segundo já a vocação e o gosto de cada estudante."

Declaração distorcida
O ministro voltou a falar, após ser questionado, sobre uma declaração que em 2011 em que teria dito que os professores devem trabalhar por paixão e não por dinheiro. Cid Gomes lembrou que o serviço público, seja para um vereador ou um médico, exige vocação. "Lógico que ninguém deve trabalhar de graça, tem de ter uma remuneração digna. No caso do magistério, o Brasil tem de avançar muito."

Após sua cerimônia de posse, no dia 2 de janeiro, em Brasília, o ministro disse que esta sua declaração de 2011 foi distorcida.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir