Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2015

Netflix barra usuário que tenta driblar restrição a catálogo
Acessos que utilizem VPNs ou proxy têm sido bloqueados pelo serviço. Clientes recorrem a recursos para ter à disposição mais filmes e séries.
Netflix barra usuário que tenta driblar restrição a catálogo
Foto: g1.globo.com

O Netflix começou a bloquear o acesso de clientes que usam artifícios para assistir aos vídeos de países com opções mais amplas de vídeo. As ações miram usuários que recorrem a serviços de VPN ou de proxy para modificar suas informações de geolocalização. Assim, podem usufruir de catálogos mais amplos que os de seus países de origem, informou o site "TorrentFreak".
De acordo com o site, isso ocorre devido à pressão de estúdios de cinema para que o Netflix faça cumprir os acordos de licenciamento. Essas negociações definem que filmes e séries sejam disponibilizado na plataforma para um país, mas não a outros atendidos pelo mesmo serviço.
Chamados de "redes privadas", os serviços de VPN permitem driblar as restrições de conteúdo aplicadas pelo Netflix ao proteger a origem da comunicação. Um desses recursos, o TopGuard, informou ao "TorrentFreak" que tem notado uma investida do Netflix desde o meio de dezembro. Com isso, o acesso é bloqueado apenas se o usuário acessa a plataforma por meio desses serviço. Ao entrar no serviço de vídeo sem utilizar tais artifícios, o Netflix volta a funcionar normalmente.
"Isso é um novo desenvolvimento. Poucas semanas atrás, nós recebemos o primeiro reporte de um punhado de clientes de que o Netflix bloqueou o acesso por meio de VPN ou proxy. Essa é a primeira vez que eu ouvi falar no Netflix mostrando esse tipo de mensagem de erro para um usuário de VPN", afirmou Ben Van der Pelt, do TopGuard.
Internautas recorreram a fóruns online para reclamar dos bloqueios. No Reddit, alguns afirmaram que a nova versão do app da Netflix para o sistema operacional Android já possui uma trava que impede o usuário de alterar sua região atual.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir