Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2015

Quer se tornar vegetariano? Retirar carne pode causar anemia
Especialistas explicam os pr�s e contras da alimenta��o vegetariana
Quer se tornar vegetariano? Retirar carne pode causar anemia
Foto: noticias.r7.co

Na busca por uma vida mais saud�vel, muita gente opta por mudar o regime alimentar, como se tornar vegetariano, por exemplo, em que se exclui todas as carnes do card�pio. N�o importa se essa mudan�a � ou n�o por moda. O importante � saber � que, antes de tomar essa decis�o, � preciso buscar ajuda profissional. Especialistas ouvidos pelo R7 explicaram que os adeptos do vegetarianismo s�o mais suscet�veis a sofrer com defici�ncia de vitaminas e minerais e poder�o sofrer com falta de equil�brio, anemia e at� oesteoporose.

De acordo com a nutricionista e professora do departamento de medicina preventiva da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade de S�o Paulo) Anita Sachs, a falta da carne pode provocar falta de ferro, zinco, c�lcio e vitaminas do complexo B, no organismo.

� A carne � uma prote�na de alto valor biol�gico, ou seja, ela � absorvida em quase 100% pelo corpo e tem nutrientes importantes para o corpo, como ferro, zinco, c�lcio e vitaminas do complexo B. A defici�ncia de ferro pode causar anemia e, em n�veis mais elevados, pode at� provocar cansa�o e falta de concentra��o. A defici�ncia do complexo B e zinco pode levar a transtornos neurol�gicos e falta de equil�brio. Os vegetarianos que retiram o leite tamb�m podem sofrer com osteoporose, fragilidade �ssea.

Picada de carrapato transforma pessoas em vegetarianas; saiba mais

A nutr�loga da ABN (Associa��o Brasileira de Nutrologia) Alice Amaral, refor�a que "apesar da carne ser importante para o crescimento, cicatriza��o e fun��es imunol�gicas" � necess�rio consumir em baixa quantidade.

� � importante ressaltar que � melhor comer em quantidades moderadas, evitando as carnes mais gordurosas.

Alice ainda destaca que a Vitamina B12 "merece uma aten��o especial", pois, de acordo com a especialista, n�o � poss�vel absorv�-la naturalmente por meio de outros alimentos, que n�o seja a carne.

― Essa vitamina � dif�cil de ser reposta, por isso � preciso realizar uma suplementa��o. A B12 tem um diferencial, ela s� � absorvida se aplicada por meio de inje��o ou sublingual, por isso n�o adianta tomar comprimidos de vitaminas achando que � o suficiente.

Uma das alternativas para quem retirou a carne do card�pio e n�o quer sofrer com defici�ncia de vitaminas e minerais � investir em vegetais e oleaginosas.

― Insira na dieta leguminosas, como feij�o, lentilha, gr�o de bioco e ervilha e oleaginosas, como nozes, castanhas, avel�, am�ndoa, pistache, esses alimentos s�o �timos para repor os nutrientes que deixaram de ser consumidos.

Benef�cios de ser vegetariano

Para a presidente da ABN, ao mudar a rotina alimentar, o vegetariano muda tamb�m sua qualidade de vida, "j� que passa a consumir diversos alimentos extremamente ben�ficos para a sa�de".

― Existem mais benef�cios � sa�de do que malef�cios nessa dieta. Adeptos ao vegetarianismo t�m menor incid�ncia de obesidade, problemas card�acos, diabetes e at� mesmo alguns tipos de c�ncer, principalmente o colorretal.

Apesar dos benef�cios, a professora da Unifesp pondera que, apesar da retirada da carne ajudar a reduzir gordura animal e o colesterol, deve-se tomar cuidado ao trocar carne por alimentos ainda mais gordurosos.

― �s vezes a pessoa tira a carne do card�pio, mas inclui muitos alimentos fritos e cheios de gorduras saturadas, o que pode aumentar chances de problemas card�acos. Ent�o todos esses benef�cios s�o individualizados, n�o podemos generalizar.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir