Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2015

MS fecha dezembro com 5 casos confirmados de ferrugem
J� foram contabilizados casos em Dourados, Maracaju e Chapad�o do Sul. O Cons�rcio Antiferrugem registra 101 casos da doen�a no pa�s nesta safra.
MS fecha dezembro com 5 casos confirmados de ferrugem
Foto: g1.globo.com

Mato Grosso do Sul fechou o m�s de dezembro com cinco casos de ferrugem asi�tica da soja confirmados. Segundo dados do Cons�rcio Antiferrugem, parceria p�blico-privada que atua no combate a doen�a, na safra 2014/2015 da oleaginosa j� foram contabilizados dois registros em Dourados, dois em Maracaju e um em Chapad�o do Sul.

O primeiro caso confirmado da doen�a neste ciclo no estado foi registrado em Dourados. No fim de setembro, um estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), encontrou em uma planta de soja guaxa, que cresceu voluntariamente na �rea urbana, ind�cios da doen�a.

O exemplar foi coletado e exames realizados na Cl�nica de Doen�as de Plantas da Faculdade de Ci�ncias Agr�rias (FCA), da pr�pria UFGD, apontaram que se tratava da doen�a.

Depois foram notificados novos casos em Mato Grosso do Sul somente no m�s de dezembro. No dia 18, novamente em uma planta coletada em Dourados, no dia 23, em duas amostras de Maracaju, e no dia 30, em um exemplar de Chapad�o do Sul.

O pesquisador Edson Borges, diretor da Funda��o Chapad�o, entidade que fez o diagn�stico do caso de Chapad�o do Sul, disse que a institui��o j� vinha alertando os produtores quanto a poss�vel ocorr�ncia da doen�a na regi�o, em raz�o das condi��es de clima, como umidade e temperatura, estarem propicias ao seu desenvolvimento.

Com a descoberta do foco, ele aponta que os sojicultores devem continuar fazendo o monitoramento constante de suas lavouras e as aplica��es programadas de defensivos.

Outra pratica que deve ser adotada pelo produtor, conforme ele, � o manejo antirresist�ncia que compreende um conjunto de a��es definidas pelo Cons�rcio Antiferrugem, como: usar sempre misturas comerciais formadas por dois ou mais fungicidas com modo de a��o distintos, n�o utilizar mais que duas aplica��es do mesmo produto em sequ�ncia e utilizar no m�ximo duas aplica��es dos produtos contendo SDHI por cultivo, entre outras.

O Cons�rcio Antiferrugem contabiliza at� o in�cio de janeiro 101 casos de ferrugem asi�tica no pa�s. Os estados com o maior n�mero de ocorr�ncias s�o o Paran� (26), Mato Grosso (24), Rio Grande do Sul (21) e S�o Paulo (14).


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir