Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Taques recebe servidores e diz que situação é caótica
Pedro Taques se encontra com servidores da secretaria de Saúde
Taques recebe servidores e diz que situação é caótica
Foto: www.atribunamt.com.br

Os servidores que trabalham na Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) lotaram a sala de entrada do órgão ontem (05) para conversar com o governador Pedro Taques, tirar dúvidas e fazer perguntas ao novo chefe do Executivo sobre o planejamento para a área.
Taques declarou que a situação encontrada por sua equipe de governo nos serviços estaduais de saúde pública é "caótica" e assegurou que o órgão será prioridade em seu governo e que trabalhará imediatamente para corrigir falhas deixadas pelo governo anterior – como três meses de repasses não realizados aos municípios de verbas destinadas à saúde pública nesses locais.
"A situação é caótica. Hospitais regionais funcionando em precárias condições, servidores públicos desmotivados, atraso nos repasses dos meses de outubro, novembro e dezembro para os municípios – o que importa em quase R$ 35 milhões. Temos que resolver isso", afirmou o governador.
Taques relatou também a inoperância, segundo ele, das organizações sociais de saúde (OSS) no atendimento de alguns hospitais estaduais. O governo, repassou, deverá avaliar caso a caso a possibilidade de permanência das OSS como contratadas para serviços na rede de saúde estadual."Nós queremos dizer ao cidadão mato-grossense: a saúde será tratada e está sendo tratada de uma forma diferenciada. Mato Grosso vai mal na questão financeira, é uma questão preocupante, mas a vinda minha aqui [na Secretaria de Saúde], junto com o secretário de Fazenda, é para dar um apoio ao secretário de Saúde e dizer que a Secretaria de Fazenda e o nosso governo darão todo o apoio para que ele possa resolver essa situação", acrescentou o governador.
Em reunião aberta com os servidores, Taques pediu apoio dos trabalhadores para transformar a qualidade dos serviços públicos da rede estadual de saúde, mas também se comprometeu, ao lado do titular da SES, Marco Aurélio Bertúlio, a melhorar as condições de trabalho dentro das unidades da secretaria – reivindicação expressa pelos profissionais há tempos e na reunião deste segunda-feira.
Bertúlio comentou que uma das metas iniciais é retomar a regularidade dos repasses de verba da saúde aos municípios, não realizados pelo governo de Silval Barbosa (PMDB) nos últimos três meses de mandato.
"A preocupação emergencial é com garantia da credibilidade junto aos municípios e à população usuária. Então, estamos falando de os valores repassados aos municípios terem garantidos os repasses em dia. Paralelamente a isso, vamos fazer pactuação dos valores que estão em atraso para que os municípios possam fazer frente à sua responsabilidade na atenção básica e serviços de média complexidade", explicou o novo secretário.
O secretário de Estado de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio, que é servidor de carreira da secretaria, destacou que a pasta possui profissionais com capacidade e expertise para definir estratégias na área da saúde e resolver os problemas. "O que precisam é ter oportunidade", disse o gestor, acrescentando que o trabalho será coletivo. "Queremos construir as alternativas junto com os servidores que conhecem a situação da população e sabem como enfrentar".

Fonte: www.atribunamt.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir