Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Ministro assume Fazenda e sinaliza aumento de impostos
Joaquim Levy toma posse como ministro da Fazenda, diz que cortes de seguro-desemprego e pensão por morte são necessários para corrigir excessos e avisa que impostos podem subir
Ministro assume Fazenda e sinaliza aumento de impostos
Foto: www.em.com.br

O brasileiro deve preparar o bolso. Depois de promover cortes de gastos com seguro-desemprego, abono salarial e pensão por morte, o engenheiro naval Joaquim Levy assumiu nessa segunda-feira o cargo de ministro da Fazenda sinalizando aumentos de impostos. "Possíveis ajustes em alguns tributos também serão considerados", afirmou ele no discurso de 20 minutos que se seguiu à transmissão de cargo pelo ministro interino da Fazenda, Paulo Caffarelli.

Guido Mantega, que foi titular da pasta nos últimos oito anos e nove meses, o tempo mais longo que alguém já passou no cargo, não compareceu à cerimônia. E foi ignorado por Levy, que agradeceu apenas ao "ministro Cafarelli". O heterodoxo Mantega, idealizador da política de estímulos que fez os gastos públicos explodirem sem reverter a queda dos investimentos, está em posição antagônica à de Levy, doutor em economia pela Universidade de Chicago, um centro global de pensamento ortodoxo.

O novo ministro não escondeu em seu discurso as diferenças em relação à gestão anterior, ressaltando que se inicia um novo ciclo. "Nos próximos quatro anos, de uma forma ou de outra, a nossa economia se transformará. A combinação do fortalecimento fiscal com medidas na área da oferta, que aumentem a poupança, diminuam o risco dos investimentos, inclusive em infraestrutura, permitirá que essa transformação se dê com o menor sacrifício possível e máximo resultado", enfatizou. "Disciplina fiscal é a chave para a confiança", reforçou.

Levy reconheceu feitos realizados até agora, incluindo as baixas taxas de desemprego, o crescimento da classe média e a resiliência às instabilidades financeiras externas. Mas atribuiu isso em grande parte ao controle das contas públicas no governo Fernando Henrique Cardoso e no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando Antonio Palocci foi ministro da Fazenda e ele, secretário do Tesouro Nacional.
"A responsabilidade fiscal exercitada na primeira metade da década dos anos 2000 foi condição indispensável para o Brasil ter sucesso na política de inclusão social de milhões de brasileiros", disse o ministro. E graças à conquista desse equilíbrio, acrescentou, o país pôde realizar "pela primeira vez na história uma política anticíclica eficaz, como fez em seguida a crise global de 2008".
Ao afirmar que o "o ajuste fiscal já começou", Levy mencionou as medidas anunciadas no mês passado pelo governo, já sob seus auspícios e os do atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que despachavam em uma sala do Palácio do Planalto. "Foram aparados os subsídios nos empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a setores empresariais e alinhada, com a melhor prática internacional, a legislação que rege as pensões", emendou.

Mesmo procurando demonstrar preocupação com os benefícios sociais, algo caro à presidente Dilma Rousseff, Levy indicou que eles não são intocáveis. "As políticas sociais do país, que têm surpreendido o mundo, podem tornar-se ainda melhores, ao terem eventuais distorções corrigidas", disse. Ele repetiu que é compromisso de governo "dar um basta ao sistema patrimonialista", algo que ocorre "em um ambiente onde a burocracia se organiza mais por mecanismos de lealdade do que especialização ou capacidade técnica, e os limites do Estado são imprecisos".

Responsável pela indicação de Levy para a Fazenda, o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, foi enfático ao se referir ao pupilo: "Ele dará conta do recado. Terá autonomia e saberá discernir bem o que é importante para o país". Para o banqueiro, 2015 será um ano difícil, mas, ao se restabelecer a confiança na política econômica, o país voltará a crescer.

Fonte: www.em.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir