Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Deus escolhe boas pessoas em todas as religiões, diz Papa
Durante Epifania, Francisco saudou Natal da Igreja Ortodoxa
Deus escolhe boas pessoas em todas as religiões, diz Papa
Foto: www.jb.com.br

Durante a celebração da Epifania do Senhor, nesta terça-feira (06), o papa Francisco afirmou que a busca de Deus pelas boas pessoas "nunca tem fim" e compreende "homens e mulheres de todas as religiões e do mundo inteiro". Ressaltando a importância da visita dos Reis Magos à manjedoura onde o menino Jesus estava, ele disse que "Herodes era um de poder que só via o outro como rival". Porém, os magos "passaram dos cálculos humanos ao mistério" e entenderam a importância e o significado de Jesus.

"Aquele Menino, nascido em Belém da Virgem Maria veio para libertar não só o povo de Israel, que foi representado pelos pastores, mas também para a humanidade , representada pelos Magos vindos do Oriente", ressaltou o Pontífice.

Analisando a postura de todos os envolvidos na história bíblica, Jorge Bergoglio trouxe a reflexão para os dias atuais. "O amor de Deus é grande? Sim. E, então, onde podemos encontrá-lo? Vemos em nossa volta tantas guerras, exploração de crianças, torturas, tráfico de armas, escravidão de pessoas", ressaltou.

Mas, segundo o Papa, "em todas essas realidades, em todos esses irmãos e irmãs: esse é o caminho de Deus, a sua glória escondida na manjedoura de Belém, na cruz do calvário, no irmão e na irmã que sofrem".

O líder dos católicos ainda pediu que todos os presentes rezassem para que a humanidade viva e tenha os mesmos sentimentos dos Reis Magos, "livres de tentações que escondem a estrela". Em referência ao astro que conduziu os visitantes do Oriente, Francisco afirmou que ela atualmente "se esconde em meio aos enganos mundanos".

Ele encerrou a homilia orando para que "todos possam encontrar a coragem para se libertar das nossas ilusões, das nossas presunções, das nossas luzes e que possamos buscar a humildade da fé como os Magos fizeram".

O Pontífice ainda fez uma oração para os membros da Igreja Ortodoxa, que celebram o Natal amanhã (07), desejando uma boa festa a todos. Na celebração da Basílica de São Pedro, que reuniu mais de 50 mil pessoas, a missa solene foi realizada em vários idiomas e as leituras bíblicas foram recitadas em inglês, espanhol e italiano. Também foram feitas orações em francês, suaíli, filipino e russo.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir